Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Hospital Oncológico Infantil ultrapassa 300 mil atendimentos em 2018

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/01/2019 10h04

Com apenas três anos de funcionamento, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), encerrou o ano de 2018 com importantes resultados alcançados. Referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil na região norte, a Unidade realizou 328.583 atendimentos, resultado 20% superior ao obtido em 2017 e ainda se tornou o primeiro hospital público de câncer infantojuvenil certificado com o selo ONA 2. 

Para a diretora hospitalar do Oncológico Infantil, Alba Muniz, os resultados são uma confirmação da capacidade assistencial da Unidade que, no último mês, alcançou 98% de satisfação dos seus usuários. “Os números mostram o aumento nos diferentes tipos de atendimentos, mas o mais importante é que desde o início, temos garantido essa assistência sem filas, com qualidade e de fácil acesso para a população”, destacou. Entre os diversos serviços prestados durante o ano, muitos trazem números expressivos como 158.834 exames, 120.904 atendimentos da equipe multiprofissional (assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicologia e fonoaudiologia), 17.646 consultas médicas, 1.577 internações, 430 cirurgias e 29.192 sessões de quimioterapia. 

Há quase dois meses, alguns desses atendimentos têm feito parte da vida de Antônia Marcia dos Santos e do seu filho Werick, de 9 anos. Ele foi um dos 345 novos casos registrados na Unidade no ano passado. Depois de um período de adaptação, principalmente para a mãe, os dois aguardam os últimos exames para a realização de uma nova cirurgia. “Os primeiros dias foram um pouco difíceis porque era tudo muito novo, mas toda a equipe sempre esteve por perto conversando com a gente e isso me fez aprender bastante. Hoje, o sentimento é de esperança”, conta Antônia.

Resultado
Além da garantia de atendimento, a diretora da unidade, Alba Muniz, destaca ainda que os resultados alcançados ao longo dos últimos anos tem fortalecido a assistência segurança, a humanização e outros princípios de gestão do hospital. "Nos dedicamos exclusivamente ao diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e adolescentes. Isso nos traz a responsabilidade de investirmos em melhorias para a assistência, no desenvolvimento dos nossos profissionais e na troca de experiências com os principais especialistas em oncologia pediátrica do país”, explica.

As melhorias e investimentos fizeram com que o Hospital Oncológico Infantil conquistasse, em 2018, um dos principais reconhecimentos concedido às instituições prestadoras de serviços de saúde no Brasil, o selo ONA. Atualmente, o Hospital Oncológico Infantil é o único com atuação dedicada exclusivamente ao tratamento e diagnóstico gratuito do câncer em crianças e adolescentes com o selo ONA 2 - Acreditado Pleno, o segundo em três níveis de avaliação.