Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Governo entrega menção honrosa a policiais militares

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/01/2019 20h08

Na tarde desta segunda-feira (14) o Governo do Estado do Pará reconheceu a bravura de quatro policiais militares que atuaram em um assalto com refém no bairro de Batista Campos, em Belém, no último sábado, dia 12 de janeiro. A cerimônia de Ato de Concessão de Mérito por Atuação em Ocorrência aos PMs foi realizada no auditório do Comando Geral da PM-PA, na Avenida Augusto Montenegro. O governador Helder Barbalho, o Vice-Governador, Lúcio Vale; o comandante-geral da PM, José Dilson Melo de Souza Júnior; e o Secretário de Estado de Segurança, Uálame Machado estiveram presentes.

Os homenageados foram: o 3º sargento da PM Alex Valdo Rodrigues de Souza; o cabo da PM Genilson André Miranda Carrera; o cabo PM Denis Tavares Miranda; e o cabo PM Vanderson Carlos Ribeiro Dionísio, que no ato foi representado pelo Tenente-Coronel Araújo, comandante do 20º Batalhão Militar, por ainda estar se recuperando depois de levar um tiro durante o confronto.

O caso foi registrado no dia 12 de janeiro, por volta das 21h40, quando quatro criminosos fizeram uma pessoa refém. Um homem foi sequestrado no bairro do Reduto e levado no porta-malas do próprio veículo. Depois que o Centro Integrado de Operações (Ciop) foi acionado, policiais foram deslocados para a atender a ocorrência. Os PMs resgataram a vítima e os responsáveis pelo crime morreram durante o confronto. A ocorrência foi registrada na Seccional de São Brás.

Para o comandante-geral da PM, Dilson Júnior, o momento é de grande importância para a corporação. "Durante muitos anos, nós diariamente nos envolvíamos com ocorrências desta natureza, mas dificilmente éramos reconhecidos pelas autoridades que estavam acima de nós. Hoje, o governador inaugura uma prática saudável, que muito nos honra como soldados. O governador está valorizando os policiais que desempenham as suas atividades", disse.

O comandante ressaltou ainda que o governo atual preza pelo reconhecimento dos PMs. "Os bons policiais, agora, sempre serão valorizados. Não só com o elogio, mas como menção honrosa para que toda a sociedade saiba que o comando da PM, a Secretaria de Segurança e o Governo do Estado vão valorizar cada vez mais os nossos policiais, os nossos heróis, que estão arriscando as suas vidas em prol da sociedade", concluiu.

Para o sargento Alex Souza, que comandava a viatura, é bom ver o reconhecimento da população. "Populares nos aplaudiram. É bom saber que a população está apoiando a PM e fico satisfeito em saber que salvamos uma vida", concluiu. 

O governador Helder Barbalho elogiou a atuação dos PMs e disse que o ato é de extrema valia e importância. "Queremos demonstrar e reafirmar para a tropa o compromisso inegociável de estarmos ao lado deles. Neste ato, valorizamos quatro profissionais que saíram das suas casas para salvar as nossas vidas. Que demonstraram coragem, profissionalismo e preparo funcional. Que o ato para sirva de exemplo para a tropa e de recado para os criminosos", afirmou.

Helder também anunciou que, a partir de agora, todo policial militar terá o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE). "Já estamos estudando com a PGE e, em poucos dias, deveremos ter essa resposta, para que os servidores da área de segurança pública que necessitarem de apoio jurídico em questões relacionadas ao exercício profissional, possam contar com a PGE para que os mesmos não se sintam fragilizados", disse Helder.

Recuo nos índices de criminalidade – O governador completou ainda que em dez 10 de governo houve diminuição em 38% o número de homicídios e de 43% no número de roubos.