Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

HRPL e parceiros se mobilizam para reduzir acidentes de trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/11/2017 00h00

O auxiliar de Serviços Gerais, Genilson Moreira Cordeiro, 29, engrossou as estatísticas de acidentes de trânsito na cidade de Paragominas. O caso dele se enquadra na categoria dos acidentes provocados por falha humana, que segundo uma pesquisa da Organização Mundial de saúde (OMS) correspondem a 90% das ocorrências no trânsito.

Ele conduzia sua moto, com a esposa de carona, em direção ao bairro Pandolf, no KM 12, quando foram atropelados por outro motociclista que, ao fazer uma ultrapassagem indevida, provocou o choque entre as duas motos. Somente Genilson ficou ferido. Teve fratura exposta na perna esquerda e foi conduzido pelo Samu para atendimento no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), onde passou por procedimentos cirúrgicos e hoje passa bem.

“Graças a Deus agora estou bem. Fui muito bem atendido pelos profissionais do hospital”, declarou, afirmando que e, a partir desse episódio, vai redobrar os cuidados no trânsito, sobretudo dos outros condutores. “Temos que dirigir por nós e pelos outros”, comentou.

Para reverter esse quadro, o HRPL, em parceria com a Prefeitura Municipal e demais instituições públicas e privadas da região, estão à frente do projeto “Saúde, educação e trânsito: parceria que salva vidas”. 

Além das atividades voltadas para um trânsito mais seguro, foram ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, noções de primeiros socorros, atividades lúdicas e educativas para as crianças, roda de capoeira, aulas de judô, aulas do projeto Saúde na Praça, rodas de leitura, blitz educativa e orientações sobre a necessidade do cumprimento da legislação de trânsito para redução de mortes de condutores e pedestres.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), pedagoga Merciana Ceretta, o projeto faz parte das atividades do Grupo de Trabalho e Humanização do HRPL e tem a colaboração de outras instituições, com o objetivo conscientizar a população de Paragominas e municípios vizinhos para a necessidade imperativa de  reduzir o índice de acidentes de trânsito na região, bem como o número de vítimas acolhidas no HRPL.

“Nosso objetivo é atingir motoristas, motociclistas, pedestres, crianças, adolescentes, jovens e adultos para evidenciar que o comportamento do condutor é fundamental para evitar acidentes”, ressaltou Ceretta, informando que de janeiro a agosto deste ano, das 198 vitimas de acidentes de trânsito atendidas no Pronto Atendimento do hospital, 173 envolveram-se em acidentes como motocicletas.

“A conduta prudente nas vias pode salvar as vidas de quem dirige e de quem transita pelas vias. O comportamento correto no trânsito é a garantia de chegada ao seu destino”, observou, ressaltando, ainda, os prejuízos socioeconômicos causados por este problema.

Referência no nordeste paraense em várias especialidades, entre elas traumatologia/ortopedia, neurologia e neurocirurgia, o HRPL oferece assistência de alta complexidade e garante atendimento da demanda proveniente de 23 municípios do entorno, com cerca de 800 mil habitantes.

O diretor administrativo e Financeiro do HRPL, Cledes Silva, enfatiza que a mobilização foca na adoção de condutas seguras no trânsito, nos diversos meios de transportes utilizados, associada a atitudes adequadas e seguras por parte dos pedestres. “É preciso adotar atitudes responsáveis pelo próprio bem-estar e pelo dos outros. Isso vai contribuir diretamente para redução do número de vítimas de acidentes de trânsito no município de Paragominas, no Pará e no Brasil”.

Cledes sinaliza algumas posturas que, se tomadas, podem evitar ou minimizar acidentes e até mortes. São elas: respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança e capacetes, evitar uso de celular enquanto dirige, não conduzir veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas ou medicamentos.

Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia,  endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.

O Hospital Regional Público do Leste pertence ao governo do Estado e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.