Governo do Pará prepara a entrega da etapa final da macrodrenagem do Canal da Mundurucus
Serão beneficiados 300 mil moradores de 4 bairros da capital paraense
Com mais de 98% dos serviços concluídos, a obra da etapa final de macrodrenagem do Canal da Mundurucus, em Belém, será entregue pelo governador Helder Barbalho na próxima sexta-feira (17). As equipes da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) finalizam a pavimentação asfáltica do local.
No trecho de aproximadamente 400 metros, entre a passagem Bom Jesus e a travessa Teófilo Condurú, no bairro do Guamá, foram executados os serviços de rede de esgoto, rede de distribuição de água, drenagem pluvial, preparação para a pavimentação asfáltica, calçadas, rampas e passarelas. Com a finalização das obras, o novo canal vai beneficiar os moradores e melhorar a mobilidade urbana.
Raimundo FilhoRaimundo do Carmo, residente do entorno do Canal da Mundurucus há mais de 40 anos, conhece bem a realidade do local e conta como é ver a via reurbanizada. Ele é um dos cerca de 300 mil moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos que são beneficiados com a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.
“Essa obra ficou muito boa, o trabalho, de modo geral, está ótimo. A expectativa para a entrega é a melhor possível. O governador está de parabéns, porque está honrando o compromisso que fez com a comunidade”, disse.
A obra já concluiu a extensão do canal retangular, com placas de concreto nas laterais, proteção de corpo e passarela. Nos últimos 60 metros, por cima do canal, está sendo construído um espaço que vai receber a feira, de responsabilidade da Prefeitura de Belém.
O canal da Mundurucus passou anos sem receber serviço de limpeza e manutenção. Devido à falta dessas atividades preventivas e corretivas, estava com as laterais desmoronando e o leito assoreado. Com as intervenções feitas pela SEOP, a partir da entrega do primeiro trecho e com a finalização dos serviços nos últimos 400 metros, a população já pode contar com um espaço de qualidade e reurbanizado.
As obras de macrodrenagem, com todo o sistema de drenagem urbana, são fundamentais para o escoamento das águas da chuva dentro das cidades, prevenindo inundações.
“A expectativa é muito grande nessa obra, porque vai melhorar muito, principalmente para ter comércio aqui. Tinha problema de alagamento, nossa casa encheu várias vezes. Então, minha mãe está numa expectativa muito grande e quer que seja algo para melhor”, contou Giovanna Castro, que há mais de 40 anos convivia com uma realidade que está prestes a mudar.
Primeira etapa - Em janeiro de 2024, o governo do Estado entregou para a população um trecho de 300 metros de canal retangular em concreto, uma praça, 600 metros de rede de esgotamento sanitário, 600 metros de rede de distribuição de água, 240 metros de rede de drenagem pluvial, 600 metros de pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas.
Tucunduba - Ao todo, a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba já entregou para a população 3.095 metros de canal retificado, com drenagem, pavimentação, sistema de esgotamento de águas, e urbanização com obras de infraestrutura e saneamento básico.
“Estamos finalizando mais uma obra no Canal da Mundurucus. O governo do Estado está recuperando e reconstruindo a Bacia do Tucunduba. É um grande projeto que visa a qualidade de vida, combater as enchentes, valorizar o cidadão com a melhoria de seus imóveis, da trafegabilidade e da acessibilidade. É um momento mportante para a população que tanto anseia por dias melhores”, falou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
*Texto de Lucas Freitas (Ascom SEOP).