"Festival Internacional Açaí Pará" é vitrine para o empreendedorismo feminino
Mais de 2 mil mulheres assistida pela Semu participam do evento
Com abertura realizada na noite desta terça-feira, 14, o "Festival Internacional Açaí Pará" iniciou a programação voltada ao empreendedorismo e capacitação. Com mais de 100 expositores, o evento segue com extensa programação até às 22h desta quarta-feira, 15, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.
O espaço é uma grande vitrine para os empreendedores locais, logo, a Secretaria de Estado das Mulheres, foi convidada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), para participar do evento garantindo assim, o fortalecimento do empreendedorismo feminino no Pará.
Para a diretora de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu, Antônia Aleixo, é uma grande oportunidade de fortalecer a renda das mulheres empreendedoras, além de expandir o seu network. "Estamos aqui com a representatividade de 21 coletivos de mulheres que trabalham com a biodiversidade, produtos que são oriundos do açaí e da floresta. Esses coletivos representam mais de 2 mil mulheres assistidas pela Secretaria dentro dos projetos "Expo Mulher" e "Qualifica Mulher", que são desenvolvidos pela Semu.
Entre as mulheres atendidas pela Secretaria, Andrea Souza conta que uma das maiores dificuldades é a falta de oportunidades. "A parceria com a Secretaria veio para somar. É uma grande oportunidade para nós empreendedoras, estarmos aqui, fazendo parte desse grande evento. Além de sermos mulheres empoderadas, artesãs, empreendedoras, estamos aqui com toda a certeza fazendo a diferença. Nossa maior dificuldade hoje são as oportunidades, então, estarmos aqui é muito valioso, então, essa parceria com a Semu é fundamental para todas nós."
A titular da pasta, Paula Gomes, ressaltou a importância do evento para fomentar o fortalecimento das mulheres que garantem sua renda de forma autônoma. "A secretaria tem, em um dos seus eixos de atuação, a autonomia econômica, financeira e o desenvolvimento sustentável. Logo, nós não poderíamos estar de fora desse grande evento e sem trazer as nossas mulheres. Então aqui, é uma grande vitrine, uma oportunidade para elas participarem de uma feira internacional".
O evento segue durante esta quarta-feira, 15, com exposições, palestras e show do cantor Pinduca. O encerramento acontece na quinta-feira, 16, no Porto do Açaí, com apresentação da aparelhagem Extremo Norte Som e Dj Dinho.