Fórum retoma atividades presenciais para ações de desenvolvimento do Turismo
Encontro reuniu representantes de entidades ligadas ao segmento e marcou a retomada dos trabalhos com foco em oportunidades para o setor
Para discutir temas como o planejamento da Secretaria de Estado de Turismo para 2024, regulamentação da política estadual de turismo em base comunitária e trilha Amazônia Atlântica, além de parcerias, foi realizada, na segunda-feira (13), a 108ª reunião do Fomentur - Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. O encontro reuniu representantes de entidades ligadas ao turismo, e marcou a retomada dos trabalhos e discussões presenciais, suspensas desde a pandemia da Covid-19, que iniciou no ano de 2020.
Participaram da reunião do Fórum, representantes da Semas, Caixa Econômica Federal, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (Abav), Ideflor-Bio, Região Turística de Carajás, Região Turística do Capim, RT Guamá, RT Amazônia Atlântica Caeté, RT Campos do Marajó, Polícia Militar do Pará, Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), Banco do Brasil e da Confederação Nacional do Turismo.
O secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, presidiu a reunião e conduziu os trabalhos. Ele traçou um panorama sobre o fortalecimento do turismo no Estado, com aumento do número de turistas e de receita para o Pará. Vieira também falou sobre as oportunidades socioeconômicas com a realização da COP-30.
"O retorno das reuniões do Fomentur em regime presencial é um movimento importante para ouvirmos e consultarmos os membros sobre as políticas públicas de turismo do estado. Dessa forma, é possível aperfeiçoar as ações do Governo do Pará para o setor, proporcionando benefícios reais para os trabalhadores e trabalhadoras do turismo, sobretudo neste momento em que a atividade está em acelerado crescimento no território paraense", sinalizou o secretário da Setur.
As apresentações sobre o planejamento da Secretaria foram feitas pela diretora de produtos turísticos, Alessandra Pamplona. Ela abordou sobre as atividades do marketing, principais avanços e atribuições da diretoria, proporcionando debates, esclarecimentos e disponibilidade de parcerias.
O turismólogo e interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo no Pará, Cleber Gomes, falou sobre as ações da Diretoria de Políticas para o Turismo (DPOT), subdivisões, estudos e pesquisas, além de programas e investimentos para o turismo.
O representante do Senar/Faepa, Lahire Figueiredo, focou sobre a parceria da entidade com a Setur, através de convênio, para a realização de cursos diversos e mensais como recepcionista de hotel, cozinha regional, garçom e garçonete, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento.
“Percebemos a necessidade agora de ampliar para o turismo rural, temos potencial mais precisamos efetivar essa demanda. Por exemplo temos as agroindústrias de queijo do Marajó, fábricas de chocolate, farinha de Bragança e outros, precisamos organizar essa demanda e ajudar nessa capacitação, nesse turismo rural, pensando inclusive na COP-30”, comentou Lahire.
Ricardo Matos, coordenador técnico da Famep, falou sobre a necessidade de qualificação dos gestores municipais e também sobre a promoção dos municípios a nível nacional e internacional. Já Henrique Alves, secretário de turismo de Curuçá e representante de 18 municípios da Região Turística do Guamá, abordou sobre a urgência por obras em infraestrutura turística e sobre a importância dos municípios terem secretarias de turismo.
O Fomentur foi criado pelo Decreto Estadual nº 0221, de 26 de junho de 2003, como órgão colegiado consultivo, propositivo e mobilizador, com a finalidade de auxiliar o secretário de Estado de Turismo, na proposição da Política Estadual de Turismo e na execução de ações estratégicas de turismo do Estado do Pará, bem como dos programas, projetos e atividades deles derivados.