Seju participa do Fórum Nacional de Conselhos de Políticas sobre Drogas
Evento reuniu representantes de 18 estados e do Distrito Federal para debater estratégias de combate ao consumo abusivo de álcool e outras drogas
A Secretaria de Estado de Justiça do Pará (Seju) participou do 1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na terça-feira (14), em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes de 18 estados e do Distrito Federal para debater estratégias de combate ao consumo abusivo de álcool e outras drogas, além de fortalecer a integração entre o Governo Federal e os conselhos estaduais.
A Seju preside o Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), voltado à articulação de políticas sobre tratamento e prevenção ao uso de entorpecentes no Pará. O vice-presidente do Coned, Edwin Júnior, destaca a relevância do evento para a formulação de ações de prevenção ao uso de drogas. “O fórum realizado foi muito importante para unificar a informação de como é feita a regulação e as fiscalizações das comunidades terapêuticas a nível nacional, a nível estadual e nos municípios e também para que os representantes de conselhos de política sobre drogas conheçam trabalhos exitosos na política no ambiente nacional”, afirma.
Edwin Júnior ressalta ainda a importância de mais eventos para articulação de políticas de prevenção ao uso de drogas. “ Na reunião com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, nós reforçamos a demanda do colegiado de presidentes dos conselhos estaduais para que nós venhamos ter eventos a nível nacional, como congressos e fóruns, para debater e alinharmos ainda mais essa política no cenário brasileiro”.
Além de presidir o Conselho Estadual sobre Drogas, a Secretaria de Justiça ainda administra a Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), que desenvolve políticas públicas e atividades voltadas à educação e capacitação de agentes multiplicadores para prevenção e redução de danos do consumo de álcool e entorpecentes.