Campanha de doação para vítimas das enchentes mobiliza estudantes nas escolas estaduais
Em todas as regiões do Pará, alunos, professores e gestores se mobilizam para arrecadar doações destinadas a amenizar o sofrimento de famílias do Rio Grande do Sul
As escolas da rede pública estadual do Pará continuam mobilizando a sociedade, professores e estudantes com a campanha “A Educação do Pará Abraça o Rio Grande do Sul”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Até a próxima sexta-feira (17), todas as 898 escolas estaduais são pontos de coleta de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Água mineral, absorvente, fralda, mamadeira, toalha, cesta básica, sabonete, creme dental e cobertor são itens que têm sido arrecadados nas escolas, que contam com uma força-tarefa da logística da Seduc e o apoio ativo das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), especialmente no interior, que estão aptas a arrecadar doações. Os itens arrecadados serão direcionados pela Seduc às Usinas da Paz da Cabanagem, Bengui, Jurunas/Condor, Terra Firme, Guamá, Marituba e Icuí-Guajará (em Ananindeua), administradas pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).Comunidade escolar unida para ajudar as vítimas da tragédia ambiental no sul do Brasil
Ainda no âmbito da campanha, na quarta-feira (15) a Seduc vai realizar o "Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas", incluindo formação com especialista e desenvolvimento de atividades práticas para os mais de 500 mil estudantes das escolas estaduais.
Mobilização - A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benício Lopes, em Castanhal, na Região de Integração Guamá, está empenhada na ação. Segundo a vice-diretora pedagógica, Lene Lira, a campanha desperta um olhar mais solidário e empático na comunidade escolar.
“Nós consideramos de suma importância essa campanha realizada pela Seduc no nosso Estado. Inclusive é uma honra para todos nós fazermos parte dela. A gente tem o intuito de despertar justamente um olhar mais solidário e humano não só dos discentes, mas de toda a comunidade escolar, principalmente com relação a se colocar no lugar do outro, despertando um olhar empático dos nossos alunos para com o próximo. Estamos fazendo a nossa logística, colocando cada turma responsável por um item ou kit, mobilizando professores e, claro, toda a comunidade do nosso bairro”, informou a gestora.
Já no município de Novo Repartimento, na Região de Integração Lago de Tucuruí, a Escola Estadual de Ensino Médio Papa Paulo VI arrecadou diversos produtos, e continua estimulando a comunidade a contribuir. Foram recebidos alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Palmira Gabriel, em Belém, a comunidade escolar também está envolvida na campanha. A equipe gestora da escola vai às salas de aula conversar com os alunos, mostrando a importância de realizar as doações e auxiliar as pessoas.
Educação ambiental - Pioneira na implementação de um componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, a Seduc desempenha um papel fundamental na conscientização e sensibilização da comunidade escolar acerca dos impactos climáticos, cada vez mais frequentes.
O "Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas" contará com palestras ministradas por especialistas e atividades práticas nas escolas, para conscientizar os estudantes e toda a comunidade escolar acerca da temática, reforçando o papel e a importância da Amazônia na Educação Ambiental.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc