Estado renova e moderniza parque tecnológico do HRBA com aquisição de novos equipamentos
Máquinas de hemodiálise, torre de vídeo, Raio-X e outros aparelhos chegaram na unidade em 2024 para melhorar ainda mais o serviço prestado à população
O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste Pará, é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios paraenses. Para proporcionar cada vez mais um serviço de qualidade para quem precisa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) investe na renovação e modernização do parque tecnológico da unidade.
Somente nos primeiros meses de 2024, o HRBA já recebeu 35 novos equipamentos, entre Raio-X fixo, esterilizadores, autoclaves, lavadoras, termodesinfectoras e outros aparelhos, que estão em processo de instalação e ficarão no lugar de máquinas mais antigas.
Deste total, já foram instalados e estão em pleno funcionamento um microscópio para a neurocirurgia e uma torre de vídeo em 4K para os procedimentos cirúrgicos de videolaparoscopia, além de aparelhos de anestesia e 19 máquinas de hemodiálise que substituíram equipamentos antigos nos salões do hospital. E novos equipamentos ainda devem chegar à unidade.
"Nós entendemos o HRBA como uma unidade de saúde fundamental para oferecer um serviço de qualidade à nossa população da região oeste do estado. Por isso, estamos sempre investindo na aquisição de novos aparelhos que vão modernizar e melhorar cada vez mais o atendimento", destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz.
Parque tecnológico - O Hospital Regional de Santarém possui um parque tecnológico com mais de 1.500 equipamentos de atendimento em saúde para a realização de consultas, exames, cirurgias, internações e outros procedimentos dentro da unidade.
Além da aquisição e instalação dos novos equipamentos, os profissionais do setor de engenharia clínica do HRBA realizam treinamentos com os colaboradores, sobre o funcionamento das novas máquinas. Tudo para garantir um serviço de excelência aos usuários.
"Quem ganha com tudo isso é a população que precisa do atendimento de saúde. O investimento do Governo do Estado nos traz equipamentos novos e modernos que possibilitam aos nossos profissionais oferecer uma assistência de qualidade aos nossos pacientes", comemorou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço - O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.