Pará instala Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos em órgãos públicos
Controladoria-Geral do Estado e Prodepa dão início ao processo de implantação do novo sistema na administração pública estadual
Nesta semana, a Controladoria-Geral do Estado recebeu, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), o Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB), adaptado para utilização no Pará, e que dá início a implantação da Gestão de Riscos no território paraense.
O processo de implantação do SAEWEB no Pará resulta da parceria entre a CGE e a Prodepa. Uma colaboração estratégica que permitiu a adaptação eficaz do sistema às necessidades locais, garantindo sua relevância e eficácia no contexto paraense.
“A CGE tem a missão institucional de agregar valor à gestão pública do Estado, fomentando e promovendo a Gestão de Riscos de forma sistemática nos órgãos e entidades, com o objetivo de engajar dirigentes e o corpo funcional”, destacou a controladora-geral adjunta de Controle Interno, Alegria Leite.
O sistema SAEWEB objetiva preparar as instituições, em determinadas situações, para uma antecipação de alternativas mais viáveis, prevenindo e remediando eventos incertos, ameaças e problemas. Podendo, assim, aperfeiçoar o alcance dos objetivos institucionais de forma mais precisa, efetiva e previsível.
O código fonte do sistema informatizado foi cedido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF) para a CGE/PA por meio do acordo de cooperação técnica nº 04/2023 celebrado entre as partes. O acordo também abrange o compartilhamento e intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos, para viabilizar a utilização pela CGE/PA.
“Um treinamento específico de utilização do sistema ocorrerá do dia 21 ao dia 23 de maio para que nós da CGE, os servidores da Sefa e da Prodepa possamos nos habituar com a utilização do sistema que proporcionará melhoria nos trabalhos realizados pela CGE e oferecidos aos órgãos e entidades com intuito da implantação da Gestão de Riscos no estado do Pará”, contou a controladora de auditoria interna, Amanda Campelo.
Após o período de treinamento e adaptação com o sistema, a implantação da Gestão de Riscos no Estado acontecerá inicialmente na Sefa.