Governador Helder Barbalho visita a Secretaria de Estado de Educação
Na manhã desta quinta-feira, (10), o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, conversou com a Secretária de Estado de Educação, Leila Freire, sobre a atual situação da educação do Estado. Os dois buscaram soluções para os diversos problemas encontrados na secretaria.
De acordo com a secretária de Educação é importante criar condições para que a estrutura operacional da Seduc seja eficiente. Na reunião foi ressaltada a importância da alimentação nas escolas ser sustentável e também de agregar parcerias seja com a agricultura familiar, ações integradas e também junto a outras secretarias, de forma que seja possível somar a uma causa maior: proporcionar aos estudantes paraenses uma formação de qualidade para a vida e o mercado de trabalho.
O Governador do Estado reafirmou ainda o compromisso de cumprir agendas que proporcionem melhorias sociais como um todo e não apenas a um segmento. Para Helder, nenhuma ação do Estado estará desconectada de outra. Segundo ele, não é possível trabalhar uma área sem desenvolver outra. “Investir em educação é garantir um conjunto de medidas, como investimentos nos servidores, reorganização logística e estrutura dos prédios, tudo para transformar e melhorar a vida da população”, concluiu.
Ainda durante a visita foram encontradas diversas irregularidades no galpão da secretaria: pelo menos 2 mil extintores estavam com a vida útil vencida; 7 mil livros; e centenas de cadeiras sem total condição de uso. No local, o governador verificou também o desperdício de aproximadamente 100 toneladas de feijão que estavam estragados – o caso foi incluído na pauta de prioridades para ser resolvida pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação.
No que diz respeito a infraestrutura, o governador visitou o prédio sede da secretaria, que está em obras. A área abrange 20.708 metros quadrados e, de acordo com o projeto, estão previstos 4 andares, um auditório com 400 lugares, um restaurante e uma área de descanso para cerca de 1.370 servidores, que atuarão no administrativo da instituição. O estacionamento deve ganhar ainda mais 252 vagas.
Conforme ressaltou o governador, os próximos passos a serem dados pela secretaria serão de acordo com as demandas detectadas pela equipe comandada pela professora Leila Freira e irão abranger projetos, ensino, gestão de pessoas, logística, que terão por objetivo fortalecer a educação no Pará.
ASCOM / SEDUC