Estado garante reinício dos atendimentos no Materno-infantil Pedro Barcauí em Redenção
Unidade disponibiliza atendimento de urgência e emergência em pediatria e obstetrícia e conta com equipe de multiprofissionais no sudeste paraense
O Estado investiu cerca de R$ 646 mil nas obras do hospital localizado no setor Capuava, em Redenção, sudeste paraense. A secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, destaca que o reinício das atividades na Unidade, por meio da modalidade de convênios assinados com as prefeituras, faz parte da estratégia da gestão estadual de garantir atendimento à população com o fortalecimento das estruturas locais, dando maior fluidez no atendimento à alta demanda nos hospitais regionais, que não funcionam no regime porta aberta.
“É nosso compromisso apoiar as unidades de saúde municipais e isso repercute no atendimento mais imediato à população sem demandar grandes deslocamentos e possibilitar a resolução de muitos casos sem precisar sobrecarregar o sistema em outros locais”, reforça a titular da Sespa.
Entre os serviços realizados estiveram a reconstrução da sala de vacinas e da recepção; construção da sala de acolhimento, brinquedoteca e da sala de isolamento, antes inexistentes; reconstrução e ampliação de banheiros e telhado, além de novas instalações elétricas e hidráulicas.
“O espaço que antes era de 1.061 metros quadrados ultrapassou 1200 metros quadrados com as ampliações”, destacou o engenheiro responsável pela obra, João Sampaio, ao mencionar ainda a nova lavanderia, estrutura física e equipamentos.
O perfil dessa unidade é de atendimento de urgência e emergência em pediatria e obstetrícia e conta com equipe de multiprofissionais. Lamária Lima, de 23 anos, teve seu bebê na tarde de ontem no hospital e achou o espaço bem confortável. “Tudo ocorreu com muita tranquilidade e pude ter acompanhante”, destacou.
A paciente Bárbara Fernanda já estava se preparando para ir pra casa após seu bebê ter nascido também nesta terça-feira, 07. Na ocasião, se disse agradecida pelo acolhimento recebido no hospital. “Tudo bem climatizado e uma atenção bem carinhosa dos profissionais daqui. Meu recado para o governo do Estado é que continuem fazendo pela população de Redenção e de todos os municípios”, destacou Bárbara.
A técnica de Enfermagem do setor de obstetrícia, Suelma Carvalho, destacou o ambiente acolhedor de trabalho desenvolvido no lugar. “Estou há seis meses aqui e o hospital é um bom lugar pra trabalhar e ficou bem confortável com a reforma, sobretudo pela humanização aplicada em todos os setores”, disse.
Segundo a diretora do hospital, Janilde Noleto, a população de Redenção só tem a agradecer ao governo do Estado pelo investimento na Unidade. “Com essa reforma, está sendo possível garantir melhores condições às pacientes e aos acompanhantes para terem a melhor experiência possível nesse momento tão importante, que é o parto”, pontuou.