Sefa orienta contribuintes sobre emissão de notas fiscais eletrônicas
Pará é um dos estados que emite DF-e na Secretaria Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS). Sistema opera em nuvem e pode ficar instável
A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) informa que os contribuintes devem revisar as configurações em seu ambiente de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e). A Secretaria Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) adotou medidas de emergência, por causa das fortes chuvas, que levaram à instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas.
Um total de 16 estados emitem DF-e na SVRS. A Secretaria Virtual informou nesta terça-feira (07) que depois da interrupção da operação de um dos Datacenters da Sefaz/RS, houve a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.
Todos os serviços de autorização de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) realizados pela SVRS e Sefaz/RS estão operando. Caso a empresa seja do Pará, estado que autoriza a emissão de documentos fiscais eletrônicos na Sefaz/RS, e não esteja conseguindo utilizar a ferramenta, a recomendação é verificar se não há alguma configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IP dos Datacenters (regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IP, por exemplo), o que impede os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem, esclareceu a SVRS.
As comunicações, configurações e regras devem apontar para os endereços URL dos serviços (e não para os endereços IP). O endereço (URL) permanece inalterado e deve ser do domínio svrs.rs.gov.br.
No canal do WhatsApp a seguir é possível acompanhar atualizações da Receita Estadual/RS. Compartilhe com os interessados:
https://whatsapp.com/channel/0029VaKn17s3GJOzG5IDOx1S
Para tirar dúvidas, acione o call center Sefa, pelo telefone 0800.725.5533.