Parque Estadual do Utinga encerra comemorações pelos 31 anos com recorde de público
Cerca de 8 mil pessoas passaram pela Unidade de Conservação (UC), apenas neste domingo (5)
As comemorações pelos 31 anos do Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", em Belém, chegaram ao fim e contabilizaram um número recorde de visitantes. Cerca de 8 mil pessoas passaram pela Unidade de Conservação (UC), apenas neste domingo, 5, o que demonstrou o interesse e a valorização do espaço por toda a sociedade.
Durante três dias, o local que é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000, recebeu uma série de atividades que combinaram ciência, cidadania e diversão para toda a família.
Entre as principais ações realizadas no local, a apresentação de pesquisas científicas sobre o Parque, uma exposição sobre abelhas nativas do Brasil, a visita de alunos da rede pública, uma exposição de fauna taxidermizada do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e uma mesa-redonda para discutir o turismo e os mananciais da UC, foram destaques na programação.
A programação contou ainda com um curso de observação de aves pelas trilhas, uma oficina de fotografia para jovens, a disponibilização de serviços de saúde, desde triagem de enfermagem até vacinação e testes rápidos, e uma feira com a comercialização de produtos da sociobiodiversidade amazônica, também atraiu a atenção do público. Mas o ponto alto ficou com a caminhada comemorativa pelos 31 anos, que deu ênfase à natureza e à inclusão.
Roberto SilvaSatisfação - O aposentado Roberto Silva, de 75 anos, conta que é a primeira vez que visita o Parque Estadual do Utinga. Acompanhado do filho, ele afirma que achou o espaço muito bonito e que pretende voltar outras vezes. "Agora que já conheço, certamente voltarei para fazer atividades físicas, apreciar a natureza e respirar um ar mais puro. Parabenizo a programação que foi organizada para celebrar os 31 anos do Parque e muitas pessoas, assim como eu, também vieram prestigiar esse marco".
Willian Oliveira, pai de João Pedro e tio da Ana JúliaJá Willian Oliveira, pai de João Pedro e tio da Ana Júlia, disse que ao saber da programação de aniversário do Utinga, não perdeu tempo e aproveitou para trazer a família. Ele revela que vem com frequência ao local para fazer caminhadas, corridas e passeios de pedal.
"Hoje estou no pedal com as crianças, mas também gostamos de correr, de estar sempre aqui, curtindo esse ambiente maravilhoso. Acredito que desde cedo a gente tem que passar a importância da conservação das nossas áreas verdes aos nossos filhos, ainda mais nós, que somos privilegiados por ter um espaço como esse e de termos nascido na Amazônia", frisou.
Júlio Meyer, Lena e Nilson PintoAvanços - O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressaltou a importância que a UC desempenha para a capital paraense e revelou algumas novidades que serão feitas no local. "O Utinga completa 31 anos e nesse tempo, muita coisa avançou e temos muitas outras previstas para este ano. Algumas delas são o retorno das atividades náuticas nos lagos Bolonha e Água Preta, a construção de novo centro de apoio ao visitante no percurso da trilha principal, entre outros", detalhou.
O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, disse que é sempre uma alegria ver o Parque Estadual do Utinga repleto de visitantes. Ele aponta que ainda há muitas pessoas que não conhecem o espaço e que diversas ações têm sido feitas para garantir atrair novos públicos, mas também para que todos tenham a melhor experiência possível durante o passeio.
"A UC está aqui para ser visitada e a gente depende dessa visitação para que ele possa ser conservado. Só com a ajuda de todo mundo que conseguimos manter esse ambiente maravilhoso. Aqui temos uma floresta e uma biodiversidade incrível, e todos sabem o quão é difícil ter áreas verdes como essa nas grandes cidades como Belém. Portanto, é fundamental que a gente preserve, mantenha, chame as famílias, chame todo mundo para conhecer o Parque Estadual do Utinga", disse o dirigente.