Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Regional de Santarém é referência em exames gráficos para população do oeste do Pará

Unidade oferta ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter e outros serviços. Só em 2024, mais de 4 mil exames já foram realizados

Por Gustavo Campos (SECOM)
03/05/2024 15h32

A dona Nilza Gomes dos Santos, 62 anos, procurou o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste paraense, para realizar um exame de eletrocardiograma. Moradora da comunidade Ponte Alta, na região do Eixo Forte, comemorou a possibilidade de fazer o exame no município e pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para cuidar cada vez mais da saúde.  

"Eu pedi para a médica do posto de saúde que me encaminhasse, porque com essa idade, eu nunca tinha feito esse exame. E em nome de Jesus eu acredito que não vai dar nada alterado. Fui muito bem recebida e atendida aqui. Nós que moramos na colônia, muitas vezes não temos condições de pagar um exame, então fazer pelo SUS é uma benção, muito maravilhoso mesmo. Fiquei muito feliz", destacou a paciente. 

O Hospital Regional de Santarém possui um setor exclusivo para a realização de exames de métodos gráficos, que utilizam dados e representações visuais gráficas para analisar parâmetros fisiológicos dos pacientes. A unidade é referência no serviço em todo o oeste paraense e oferta os exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter, monitorização arterial da pressão arterial (MAPA) e teste ergométrico. 

"São exames importantes para auxiliar no diagnóstico do paciente. Atendemos os usuários que são regulados pela Secretaria de Estado de Saúde ou que estão internados na unidade. Temos pacientes que fazem as consultas aqui, no nosso ambulatório, com o cardiologista ou o cirurgião cardíaco, e vêm até o setor para fazer os exames necessários e depois retornar ao ambulatório já com os laudos. Também atendemos pacientes que precisam de exames de risco cirúrgico, assim como bebês que estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. Ofertamos um serviço completo e somos um centro de auxílio e diagnóstico", explicou a coordenadora dos métodos gráficos da unidade, enfermeira Monica Bianca Barros. 

Somente de janeiro a abril de 2024, o HRBA já ofertou 4.242 exames gráficos para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Pará. "O HRBA é fundamental para cuidar da saúde do povo paraense que mora na região oeste. Além de consultas, cirurgias e as internações, o hospital também oferta exames que são importantes para o diagnóstico e o tratamento das doenças. Conseguimos proporcionar um atendimento completo e de muita qualidade aos pacientes que precisam do serviço", destacou a secretária de estado de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz. 

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. 

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Gustavo Campos