CIIR celebra ‘Dia do Trabalhador’ com reconhecimento e oportunidade de crescimento profissional
Só em 2023, foram conduzidas 244 capacitações, enquanto, de janeiro a abril de 2024, foram garantidos mais 110 treinamentos que totalizam 354 processos de aprendizagem, realizados de forma interna e externa, nos últimos 16 meses.
CIIR garante capacitações aosprofissionais.O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra o “Dia Internacional do Trabalhador” valorizando, diariamente, o seu time multiprofissional promovendo treinamento e plano de careira que oportunizam crescimento profissional aos trabalhadores que fazem parte da instituição que é referência no serviço de saúde pública à Pessoa com Deficiência (PcD) usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para tanto, Wellem Cavalcante, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, destaca que o “Jeito CIIR de SER” pratica a valorização dos colaboradores de várias maneiras sendo uma delas o Plano Anual de Treinamento (PAT), que realiza diversos treinamentos durante o ano destinados à capacitação dos colaboradores, assim como, ações educativas e atividades recreativas com o propósito de promover um clima organizacional saudável.
“Uma das mais recentes implantações destaca-se o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que por meio de avaliações por competências tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para todos os colaboradores, buscando garantir excelência na Assistência ao usuário promovendo engajamento e orgulho de pertencimento do nosso colaborador do CIIR, que diariamente, realizam o cuidado centrado nas pessoas”.
Aperfeiçoamento – Para ofertar atendimento de qualidade e centrado na pessoa, o CIIR oportuniza capacitação aos seus profissionais. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) é o setor que gerencia a promoção dos treinamentos. Em 2023, foram conduzidas 244 capacitações, enquanto, de janeiro a abril de 2024, foram garantidos mais 110 treinamentos que totalizam 354 processos de aprendizagem, realizados de forma interna e externa, nos últimos 16 meses.
“O objetivo dos treinamentos é capacitar os profissionais para o nosso processo de trabalho. Haja vista que o perfil de usuários assistidos é diferenciado e requer que o profissional tenha habilidades e competências específicas para poder desenvolver o seu trabalho da melhor maneira. O NEP fortifica a política de educação permanente dentro da instituição, que tem como objetivo desenvolver uma competência significativa a partir do treinamento. Uma prática mais específica que nem sempre a graduação nos permite ter esse conhecimento”, pondera Everton Wanzeler, enfermeiro do NEP, ao complementar que estão previstos até o final deste ano, mais 242 treinamentos aos profissionais do CIIR.
Oportunidades - Em se tratando de crescimento profissional, a atual coordenadora Assistencial do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), serviço gerenciado pelo CIIR, em que Samilly Batista, celebra as promoções em três anos de atuação.
Em três anos de trabalho, Samilly Batista acumula promoções no CIIR.“Cheguei ao CIIR em janeiro de 2021 por meio de processo seletivo para ser terapeuta ABA no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Um período de muito aprendizado e de dedicação. Realmente, foi uma realização de um sonho pessoal e profissional, ser terapeuta no primeiro Natea promovido pelo Governo do Pará”, detalha a Neuropsicopedagoga especialista em intervenção ABA (Applied Behavior Analysis, pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada) para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com dedicação, em 2023, veio a grata surpresa da primeira promoção profissional no Centro de Reabilitação. Rodrigo Rodrigues projeta crescimento profissional no CIIR.
“Fui promovida a supervisora do Natea, logo, um grande desafio que eu abracei, de fato, e motivada pelo reconhecimento. Em 2024, veio o maior dentre os desafios, ser coordenadora Assistencial do Cetea. É uma trajetória que realmente me orgulho e motiva, porque é o que eu gosto de fazer e no que gosto de atuar, o autismo. Estou feliz pelo reconhecimento e oportunidades”.
De outro lado, com a perspectiva de crescimento profissional, Rodrigo Rodrigues, de 26 anos, iniciou a sua carreira no CIIR há um mês atuando no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL). O jovem que atualmente está próximo de concluir o curso técnico de Vigilância em Saúde planeja construir carreira na instituição.
“Quando iniciei no CIIR, fiquei sabendo da valorização disponibilizada. Estou entusiasmado em crescer após a conclusão do curso de Vigilância em Saúde, em junho. A instituição é a minha segunda oportunidade de trabalho na vida e mesmo em pouco tempo, a cada dia, ganho experiência que nunca vivenciei. Gosto de trabalhar aqui”, enfatiza o jovem.
Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.