Centro Integrado de Reabilitação debate segurança e saúde no ambiente de trabalho
O objetivo da programação foi conscientizar sobre prevenção a acidentes de trabalho e promoção de um ambiente que preserve a saúde mental dos profissionais
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR), da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nesta terça-feira (30) o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou ação de educação em saúde sobre a temática “Abril Verde: prevenção de acidentes e doenças de trabalho", alusiva ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho - 28 de Abril.
No auditório da instituição, o evento foi conduzido por profissionais do Setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidente e de Assédio (Cipa). Houve atividades lúdica sobre os conhecimentos relacionados às normas regulamentadoras, que têm por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.Profissionais do Setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho conduziram as atividades, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidente e de Assédio
Segundo Juarez Marques, técnico em Segurança do Trabalho do SESMT, no CIIR, o objetivo da atividade foi conscientizar sobre como evitar acidentes de trabalho. O facilitador ressaltou que, para isso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que marca o "Abril Verde". “A data relembra as vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a fim de conscientizar os colaboradores de que a melhor maneira é prevenir, com consciência, realizando o trabalho da melhor forma possível”, frisou.
Kelly Ribeiro, 34 anos, profissional que atua no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL), acredita na importância de manter o alerta e a segurança de toda a equipe no ambiente de trabalho. "Com essa iniciativa promovida pelo CIIR, a gente passa a ter conhecimento sobre as normas de proteção e saúde no ambiente de trabalho. E toda a equipe reforça os conhecimentos sobre a temática", observou.
A usuária Luzia Aguiar, 42 anos, disse que se sente segura com a iniciativa da instituição.
“Acho válido o CIIR ter a preocupação com a saúde do seu profissional, pois para o usuário ser bem atendido o cuidador precisa estar bem de saúde”, acrescentou.
Segundo a presidente da Cipa, Luciana Rocha, o tema é de grande relevância ao “lembrarmos a importância de garantir a avaliação dos riscos nas áreas e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É responsabilidade de todos atuarmos como agentes fiscalizadores”.
Proteção ao trabalhador – O Setor dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no ambiente laboral. No CIIR, o SESMT atua em parceria com a Cipa.
"Quaisquer informações relacionadas à segurança e saúde ocupacional dos colaboradores poderão ser obtidas conosco. Se não forem relacionadas, o colaborador será encaminhado para o setor responsável", orientou Juarez Marques.
Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro de Inclusão é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. Funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Texto: Tarcísio Barbosa, sob supervisão de Pallmer Barros - Ascom/CIIR