Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

No Marajó, Escola Técnica de Salvaterra avança com o curso técnico em panificação

Curso de panificação tem a duração de 1 ano, e, alunos têm aulas de técnicas de panificação, legislação, gestão nos serviços de alimentação, entre outras

Por Lilian Guedes (SECTET)
30/04/2024 11h10

As aulas do curso técnico em Panificação, da Escola de Ensino Técnico de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, avançam e os alunos realizaram aulas práticas envolvendo diversas técnicas ligadas à produção de pães, experiência que serviu para que aplicassem seus conhecimentos teóricos na prática e mão na massa. 

Coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a EETEPA de Salvaterra realiza, entre outros cursos, o de Técnico em alimentos, Farmácia, Administração, Enfermagem, Guia de turismo, Meio ambiente e Agropecuária. 

Na experiência, os 20 estudantes foram supervisionados pelo professor, Wagner Barreto, e participaram da produção de ‘Focaccia’, um pão de origem italiana, compreendendo os ingredientes básicos para produção de pão, características da fermentação biológica, observação do "salto de forno", sendo o crescimento da massa no forno e avaliação sensorial da textura, cor, sabor e aparência do pão assado.

O professor Wagner destaca a importância das aulas práticas e das experiências que o curso oferece para o crescimento profissional. “O curso tem a intenção de capacitar esse profissional para que ele possa trabalhar em padarias, confeitarias, supermercados, indústrias e o incentivo ao empreendedorismo".

"A importância das aulas práticas é justamente para agregar e colocar em prática todo o conhecimento que o aluno adquiriu nas aulas teóricas, como os processos fermentativos, o preparo de recheios e entre outras técnicas”, pontuou o professor.  

A aluna Jace Cardoso iniciou a sua trajetória com a EETEPA Salvaterra em 2022, quando entrou no curso técnico em alimentos.  Atualmente, ela faz parte dos alunos que compõem a turma de Panificação e conta como a experiência se tornou essencial e trouxe possibilidades para sua carreira profissional.

“Vim do curso de Técnico em Alimentos, onde me abriu um mundo de possibilidades e como tudo na vida, encontramos desafios, no curso não foi diferente. Mas foi de uma importância tão grande em minha vida que me vi realizando uma nova inscrição na instituição. Eu já trabalho com vendas de salgados, mas no curso estou aprendendo muito, principalmente os termos técnicos, o que tem feito uma enorme diferença no meu trabalho para além do curso”, disse a aluna

O curso de Panificação possui a duração de um ano e neste semestre os alunos recebem aulas de diversas disciplinas, como Técnicas de panificação; Higiene e Legislação; Gestão nos serviços de alimentação; Informática aplicada; Análise sensorial e Introdução à nutrição e dietética.

A estudante Larysse Conceição está trabalhando no ramo da confeitaria e  matriculou no curso este ano. Ela conta que aprimorar os conhecimentos e as técnicas necessárias para a sua profissão são fundamentais.

“Eu trabalho com confeitaria, Para mim é um novo aprendizado na área, para aprimorar meus conhecimentos e técnicas na panificação! A produção da focaccia, foi um aprendizado novo, aprendemos na prática e observamos o processo fermentativo, aprendemos a pesagem dos ingredientes, processo de cocção, o salto de forno. Eu gostei muito, e a cada aula prática é um novo conhecimento, uma troca de informações onde nos alunos somos muitos esforçados para damos o nosso melhor” reafirma a aluna. 

Texto com colaboração de Raphaela Rocha / Ascom Sectet