Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional da Transamazônica inicia Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Evento promove atividades coletivas e quer conscientizar colaboradores sobre a importância de se adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho

Por Ascom (Ascom)
30/04/2024 09h02

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) iniciou, na segunda-feira (29), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Evento que busca conscientizar colaboradores sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho, a fim de evitar complicações de saúde física e mental e possíveis afastamentos ocupacionais.

No primeiro dia do evento, colaboradores participaram da Ginástica Laboral, projeto realizado em parceria com fisioterapeutas do hospital com o propósito de incentivar a atividade física e evitar o sedentarismo. Desta vez, os exercícios foram realizados ao ar livre. O projeto é desenvolvido há mais de três meses com atividades feitas em vários setores do hospital. Outros temas como o uso de materiais biológicos e equipamentos de proteção individual também foram discutidos em palestras.

Romero Oliveira, que atua no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), espera que depois dessas ações, os colaboradores reforcem ainda mais a consciência em relação aos acidentes de trabalho. “O nosso setor têm sido muito atuante. Os colaboradores estão de parabéns quando se trata do uso de EPI’s. Acreditamos que isso venha ocorrendo por causa da atuação do SESMT”, esclareceu o engenheiro de segurança do trabalho do HRPT.

A programação que vai ocorrer durante esta semana foi planejada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), formada por colaboradores da unidade hospitalar. As ações também foram unificadas com projetos educativos do Departamento Municipal de Trânsito de Altamira (Demutran), que atua na prevenção de acidentes de trânsito na cidade.

De acordo com André Rocha, presidente da Cipa, o Demutran já é considerado um parceiro de longa data, por sempre contribuir nas ações lúdicas promovidas pelo hospital. “Essa parceria visa conscientizar os colaboradores sobre o cuidado no trânsito e evitar acidentes no trajeto, tendo em vista que temos colaboradores de outros municípios, além dos residentes em Altamira”, explicou o presidente da comissão.

Prevenção de Acidentes de Trânsito

Ainda nesta segunda-feira, os agentes de trânsito realizaram uma blitz educativa em um dos corredores do Regional da Transamazônica. Os profissionais que passavam eram orientados e recebiam materiais informativos sobre a importância dos cuidados no trânsito. Nos panfletos haviam informações básicas e essenciais para todos os condutores de veículos sobre o uso do cinto de segurança, o respeito às sinalizações e o cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas. De acordo com o departamento de trânsito, 42% das mortes que ocorrem no trânsito são por suspeitas de embriaguez ao volante.

Para Carlos Alberto Rodrigues, agente de trânsito, o uso das vagas especiais em estacionamento é outra orientação bastante citada pelos agentes durante as ações educativas, mas o que mais preocupa são os acidentes. “A gente também vê a preocupação do Hospital Regional com seus colaboradores. É importante conscientizar os funcionários e evitar que eles se tornem pacientes daqui. O Demutran está sempre à disposição do hospital nesta luta contra as mortes por acidentes em via pública”, disse o agente de trânsito.

Até o final desta semana, também haverá palestras com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o cuidado ao conduzir veículos em rodovias. 

Texto de Jonas Ribeiro