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Escola estadual incentiva a leitura com projeto “Bora Ler”

A iniciativa é desenvolvida na Sala de Leitura da unidade escolar e envolve 700 estudantes

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
25/04/2024 15h07

Com foco no aperfeiçoamento da leitura e uma maior aproximação dos estudantes com diferentes clássicos da literatura, turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Jorge Lopes Raposo, no Distrito de Icoaraci, em Belém, participam do projeto "Bora Ler", cujo objetivo é proporcionar uma construção coletiva de conhecimento, baseada no diálogo com todos os participantes. 

O projeto trabalha com a metodologia Tertúlias Dialógicas Literárias, que consiste em um encontro ao redor da literatura, no qual os participantes leem e debatem sobre o livro escolhido. A iniciativa é desenvolvida na Sala de Leitura da unidade escolar e envolve 700 estudantes. "Desenvolver ações de leitura reflete diretamente na formação intelectual do aluno, possibilitando o despertar da consciência crítica e reflexiva. O projeto é uma nova forma de entender a leitura através da interpretação de todos, sejam estes leitores habituais ou não", disse Helioneth Lisboa, coordenadora da sala de leitura. 

As obras literárias foram divididas da seguinte maneira: as turmas da 1ª série do Ensino Médio estão lendo o livro "A revolução dos bichos", de George Orwell. As turmas da 2ª série do Ensino Médio estão com o livro, "Chove nos campos de Cachoeira", de Dalcídio Jurandir. Já as turmas da 3ª série ficaram com as obras "Vidas Secas", de Graciliano Ramos e "Grande Sertão - Veredas", de Guimarães Rosa. 

"O projeto é ótimo. Trazer esse incentivo para uma escola valoriza a leitura, potencializa o que realmente é importante: a leitura. Porque a leitura vai nos instruir em tudo na vida. Nós aprendemos com o livro, coisas como preconceito social, o preconceito das classes e questões políticas. Então, o projeto ajuda a muitos alunos que ainda não têm esse apreço pela leitura a ter o interesse e escolas com o projeto ‘Bora Ler’ é uma forma perfeita de se começar a introduzir a leitura", conta Miqueias Sampaio, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

"O projeto me fez ver a capacidade argumentativa de várias pessoas e o afiamento do senso crítico, então o projeto humanizou os alunos. E é ótimo se sentir ouvido", complementa Hatlan Santos, estudante da 3ª série do Ens. Médio. 

O projeto, lançado no dia 18 de abril, conta também com o apoio da professora de Sociologia, Sandra Lopes. Nos meses de maio e junho, os estudantes farão as rodas de Tertúlias para apresentar e comentar trechos da obra analisadas por eles.