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Hospital da Transamazônica conscientiza e reforça segurança dos pacientes

Ação de capacitação dos colaboradores destaca importância de ações simples para o compromisso com os cuidados seguros e eficazes nos atendimentos

Por Ascom (Ascom)
25/04/2024 11h29

Um painel colorido e cheio de luzes tomou conta de um dos corredores do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará. A estrutura foi montada para representar o passo a passo de como cuidar corretamente dos pacientes e evitar que ocorram complicações de saúde. A ideia foi planejada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), setor responsável por monitorar as competências destinadas ao serviço de saúde.

Para incentivar a assiduidade dos profissionais no seguimento das regras, a ação listou as seis metas internacionais de segurança do paciente, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): identificar o paciente corretamente, melhorar a comunicação entre os profissionais de assistência ao paciente, melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento corretamente ao paciente correto, reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

De acordo com Roberta Souza, coordenadora do NQSP, a ação de reforço foi planejada para representar o mês nacional de segurança do paciente, definido no ano de 2013 pelo Ministério da Saúde. “Uma ação importante para reforçar esses cuidados e evitar riscos e danos aos nossos pacientes. O objetivo é reduzir possíveis resultados indesejáveis durante a prestação de serviço que o paciente recebe nesta instituição”, disse a coordenadora.

Dayane Dias, que também atua no Núcleo de Qualidade, espera que através desta ação as equipes que atuam nas unidades clínicas possam lembrar sempre destas regras, que são tão importantes também para o reconhecimento da instituição. “Não só os profissionais que atuam na assistência, mas também do setor Administrativo. Quando a gente trabalha as práticas de controle voltadas para essas seis metas, a gente diminui as notificações relacionadas a eventos adversos ou que podem acontecer dentro da unidade hospitalar. Por isso é importante relembrar as práticas de controle para estar assegurando um atendimento de qualidade”, explicou a enfermeira.

Acompanhantes e usuários que fazem tratamento de hemodiálise no HRPT também visitaram o local da ação e receberam importantes informações do Núcleo de Qualidade. Uma oportunidade de conhecer as competências da instituição e o esforço dos profissionais de saúde. Eles aproveitaram a ocasião para fazer fotografias no painel que representa a segurança do paciente.

Ações como essa são fundamentais para o reconhecimento do hospital, que recentemente recebeu duas certificações. O selo “UTI Eficiente” foi concedido pelo Programa Epimed Governança Clínica em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), e garante ao hospital o reconhecimento por ter uma das melhores UTI’s do país. A unidade também é referência em excelência de gestão, certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação. O selo "ONA 3" faz com que o HRPT também seja referência no Brasil.

Texto de Jonas Ribeiro