Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Metropolitano registra 23% de aumento de atendimento a vítimas de acidente de trânsito

Dados dizem respeito aos primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano passado

Por Alberto Dergan (HMUE)
25/04/2024 10h18

Levantamento do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em Ananindeua, revela um aumento de 23% nos atendimentos a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, se comparado ao mesmo período no ano passado. 

A unidade, que pertence ao Governo do Estado e é referência em atendimentos de queimados e vítimas de traumas no Norte do Brasil, já registrou, de janeiro a março de 2024, 1.559 atendimentos a acidentados no trânsito. No ano passado, neste mesmo recorte, foram 1.271 atendimentos.

O perfil dos pacientes internados em decorrência de acidentes de trânsito é prioritariamente formado por homens jovens, entre 20 e 39 anos.

“Um único acidente pode mudar o roteiro de uma vida toda, agregando com sequelas graves. É fundamental que todos, principalmente os mais jovens, compreendam que suas escolhas no trânsito não afetam apenas suas próprias vidas, mas também a de outras pessoas. Uma fração de segundo de imprudência pode resultar em consequências irreversíveis”, pontua o médico Eric Teixeira.

Brasil 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período.

Se classificado por faixa etária, a pesquisa mostra que 1/3 das incidências são de pessoas jovens, até 15 anos, e cerca de 2/3 delas têm menos de 50 anos. 

Em relação aos custos, as ocorrências somam 50 bilhões de reais por ano, o que gera forte impacto na economia por conta dos gastos com a previdência e a redução de renda das famílias atingidas, além dos altos custos hospitalares e danos patrimoniais.

Dicas para evitar acidentes de trânsito

1 - Enquanto dirige, não use o celular;

2 -No trânsito, respeite os limites de velocidade;

3 - Se for dirigir, não consuma bebidas alcoólicas;

4 - Mantenha as revisões do veículo (carro ou moto) sempre em dia

Em caso de acidente, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio do 192.