Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) comemora Dia Nacional da Libras

Unidade de Saúde disponibilizou uma programação especial para profissionais, usuários e acompanhantes em meio ao atendimento normal

Por Pallmer Barros (CIIR)
24/04/2024 12h47

Para celebrar os 22 anos da lei 10.436 que reflete ao “Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais”, comemorado, nesta quarta-feira (24), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu, em meio aos serviços de saúde, uma programação voltada a profissionais, usuários assistidos pela instituição e seus acompanhantes. 

O evento, alusivo à data, contou com a participação de um representante da comunidade surda e usuário do Centro, Lucian Rodrigues, que possui formação acadêmica em Letras Libras e Especialização em Educação Inclusiva, com conhecimento amplo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) adjunto a Emiliane Aguiar, ouvinte, que atua como Tradutora e Intérprete de Libras.

Organizada pelo setor de Arte e Cultura em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), a programação contou com roda de conversa e exposição literária que entre as didáticas, teve a apresentação do alfabeto manual. 

Participante no evento, Carla Aguiar, de 26 anos, estava acompanhando o sobrinho, Cássio Mendes, de 11 anos, que tem o diagnóstico de surdez e é acompanhado no CIIR há dois anos.

“Importantíssimo a realização deste evento para mostrar à sociedade que a pessoa surda também precisa se comunicar. Que existe a Libras para isso. Aprendi a língua dos sinais em razão do meu sobrinho. É importante aprender para quando se deparar com uma pessoa surda, ajudá-la, seja na fila do banco, na padaria... Em qualquer lugar. Eles precisam ser assistidos e incluídos”, destaca.   

Atendimento inclusivo - O CIIR celebra a data com investimento diário no atendimento de inclusão interativa com os deficientes auditivos de diferentes faixas etárias, o que ratifica a referência da instituição na região Norte em assistência às Pessoas com Deficiência (PcD’s). 

Segundo Leonardo Siqueira, tradutor/intérprete do CIIR, o objetivo é quebrar as barreiras do silêncio, promovendo uma comunicação efetiva que fortalece o vínculo e a empatia entre profissionais e o público assistido. 

“O atendimento aos surdos é realizado durante o acompanhamento nas consultas, exames e marcações de procedimentos, sendo o intérprete um canal de comunicação com os profissionais ouvintes. Então, a instituição cumpre o seu papel enquanto órgão público com acessibilidade a uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de gestos, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto com estrutura linguística e gramatical, própria”.

Libras em Serviço – Para estarem preparados ao serviço em saúde pública inclusiva, os profissionais do CIIR têm no cronograma laboral as aulas de Libras ministradas pelo intérprete/tradutor da instituição, Leonardo Siqueira; além de Gessica Feitosa, Assistente do Núcleo de Educação Permanente (NEP); e Luã Tavares, Recreador do Arte e Cultura, profissional surdo. O NEP é o setor que gerência os treinamentos dos profissionais.

Desde 2018, as aulas são ministradas para todos os setores de atendimento e administrativo. “O treinamento de Libras em serviço tem como objetivo capacitar profissionais para realizarem uma comunicação efetiva com os surdos sabendo expressar, por intermédio de um simples bom dia, perguntar qual o atendimento está à procura e o nome do usuário”, detalha Gessica Feitosa.  

Ao longo do ano, com três meses cada, o ensino é dividido em três módulos. O primeiro trata-se da estrutura básica que é o alfabeto manual, os números, saudações e cumprimentos. O segundo módulo de aprendizagem traz os verbos, que neste momento, inicia as tratativas de diálogo com perguntas, como por exemplo, se o usuário tem agendamento de serviço.

Na última etapa do treinamento, a aprendizagem chega à conversação na prática, sendo ministrada pelo colaborador surdo, Luã Tavares, e a ouvinte, Gessica Feitosa, que abordam a estrutura gramatical da língua.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.