Solenidade pelo 'Dia de Tiradentes' marca promoção e homenagens a policiais militares
Uma solenidade militar realizada nesta terça-feira (23), celebrou o "Dia de Tiradentes" na sede do Comando de Operações Especiais, em Belém. À ocasião, o governador Helder Barbalho realizou a entrega da medalha do "Mérito Tiradentes" a personalidades civis e militares.
A cerimônia tem como objetivo destacar à sociedade paraense o real valor da Polícia Militar enquanto instituição, além de promover a participação e engajamento da sociedade civil durante o desfile da tropa representativa da PMPA, que teve a participação de tropas dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e II), Missões Especiais (CME), Ambiental (CPA), Especializado (CPE), entre outras unidades.
"Comemoro esta importante celebração pela passagem do Dia de Tiradentes, patrono da bicentenária Polícia Militar do Estado. Queria festejar todos que estão sendo promovidos, praças, oficiais... cumprimentar aqueles que estão sendo condecorados, autoridades, civis e militares, colaboradores da PMPM. Os senhores fazem jus às condecorações e este é um gesto que a Polícia Militar promove para reconhecer a colaboração e a parceria de cada um e, acima de tudo, valorizar a história da corporação que cumpre a missão e proteger e cuidar do povo paraense", destacou o chefe do Executivo estadual.
O evento é promovido pelo comandante-geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), Cel. Dilson Júnior, que reforça a importância da programação como um momento de valorização daqueles que fazem a corporação.
Leia também - Governo entrega viaturas blindadas para as forças de segurança do estado
"Hoje, nós estamos também comemorando a promoção de 1.420 policiais militares no universo de quase 18 mil, e também condecorando autoridades civis e militares que colaboram com o dia a dia da nossa PMPA. Também foram condecorados policiais militares que se destacaram por disciplina com dez anos, 20 e 30 anos de bons serviços prestados", declarou. À ocasião, o governador entregou para a Polícia Militar duas viaturas blindadas para o Batalhão de Operações Especiais e outras duas para a Polícia Civil. Mais dois veículos devem ser entregues em breve, segundo a autoridade militar.
Na oportunidade, a PMPA fez o lançamento oficial do Periódico Científico número 3 da PMPA, em revista, com a temática “Histórica”. O agora capitão Antônio Bahia foi promovido e também condecorado com a medalha. Ele conta que entrou na turma de aspirantes em 2016. "O sentimento é de gratidão, é de dever cumprido por tentar proporcionar o melhor à população, garantindo segurança e paz social", reconheceu.