Belém recebe Seminário de Regionalização do Turismo nos dias 23 e 24 de abril
O evento é uma parceria do Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo e visa promover a convergência e interação das ações do Programa de Regionalização do Turismo, com apoio à estruturação, gestão e promoção do Turismo no Brasil
A capital paraense, Belém, apresenta até a quarta-feira, 24, o Seminário de Regionalização do Turismo da Região Turística Belém, no Auditório do SENAR. O evento é uma parceria do Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e visa promover a convergência e interação das ações do Programa de Regionalização do Turismo, apoiando a estruturação, gestão e promoção do Turismo no Brasil.
"O Seminário de Regionalização do Turismo da Região Turística de Belém será uma oportunidade para debater e planejar estratégias que impulsionem o turismo na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização dos destinos paraenses", explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
A política de regionalização busca a cooperação, sinergia e complementaridade das atividades turísticas, superando estratégias de competição entre localidades. Ao agregar destinos e produtos regionais, o programa planeja alcançar novos mercados, qualificar a oferta e ampliar a demanda.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e oficinas sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Turismo na região. Destaque para a palestra sobre os desafios e oportunidades do Programa de Regionalização do Turismo, a mesa-redonda sobre a importância dos Conselhos Municipais de Turismo e o painel sobre parcerias público-privadas no desenvolvimento do turismo.
Segundo o interlocutor estadual do PRT no Pará, Cleber Gomes, é necessário alinhar as ações planejadas pela Setur de apoio à gestão municipal. "No sentido de garantir o acesso dos municípios às políticas nacionais de turismo através da inclusão dos municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, criando as condições de governança necessárias para viabilizar a estruturação dos destinos turísticos", comentou.
O evento começou nesta terça-feira, 23, às 9h, com abertura oficial. Posteriormente, ocorreu a palestra "Desafios e Oportunidades do Programa de Regionalização do Turismo", com Cleber Gomes, Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo da Setur.
Após uma pausa para o almoço das 12h30 às 14h, a programação continua com a Oficina "Entendendo e Atendendo aos Critérios do Mapa do Turismo Brasileiro", ministrada por Hugo Almeida, Gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur.
Logo depois, terá início a Mesa Redonda "Importância e Papel dos Conselhos Municipais de Turismo na Promoção do Desenvolvimento Sustentável", que contará com a participação do Sebrae, ABAV, Setur, Ananindeua, Benevides e Santa Bárbara do Pará.
A tarde será encerrada com a Palestra "Planejamento Estratégico nas Instâncias de Governança Regionais de Turismo", seguida pelo Painel "Parcerias Público-Privadas: Uma Abordagem Estratégica para o Desenvolvimento do Turismo", com Telma Espírito Santo da Angel Turismo - ABAV e Alvaro Espírito Santo da UFPA, das 16h às 17h.
Já na quarta-feira, 24, a programação do segundo dia começa com a Oficina "Elaboração de Roteiros Turísticos Integrados". Após o intervalo, será realizado o Painel "Tendências e Perspectivas para o Empreendedorismo no Turismo", com Péricles Carvalho do Sebrae. O evento será encerrado com a Mesa Redonda "O Turismo Responsável que Transforma".