Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIOR EFETIVO

Concursos para Corpo de Bombeiros Militar reforçam efetivo, valorizam a corporação e fortalecem a segurança

Está em andamento o maior concurso público da história da corporação, oferecendo 1.943 vagas para oficiais e praças

Por Giovanna Abreu (SECOM)
23/04/2024 08h00

Profissionais qualificados são essenciais nas ações de salvamento de vítimasProfissionais qualificados são essenciais nas ações de salvamento de vítimasFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáInvestir no reforço do efetivo e fortalecer a segurança pública estadual estão entre as prioridades do Governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que realiza o maior concurso público da história da corporação, com mais de 1.900 vagas. O investimento em concurso para ampliação do efetivo reflete a valorização dos servidores e o compromisso do atual Governo com a reestruturação da instituição e a qualidade dos serviços disponíveis para a população.

“A nossa profissão é um sacerdócio, salva vidas. Os militares em formação vão continuar honrando a nossa corporação, e vão exercer uma das atividades mais nobres que existe, com empatia, valorização da vida, dignidade do ser humano, seja nas ações específicas, proteção e defesa civil, na ajuda humanitária, na resposta a desastres ou na gestão de riscos”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme Benjó.Formatura de novos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do ParáFormatura de novos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do ParáFoto: Bruno Carachesti / Agência Pará

Em 2022, o Corpo de Bombeiros publicou o edital do primeiro concurso promovido pela atual gestão, com 405 vagas disponíveis para o Curso de Formação de Praças. Mais de 23 mil candidatos realizaram a prova. A aula inaugural ocorreu em março de 2023, com as presenças dos aprovados e familiares, durante cerimônias realizadas em Belém, Marabá (no sudeste) e Santarém (no oeste). Em novembro do ano passado, após o período de formação, houve a formatura de 387 novos praças, um aumento de 20% no efetivo.

Divisor de águas - Formada no último curso de praças dos Bombeiros, a soldada Evelyn Waughan ressalta que passar no concurso da corporação foi um divisor de águas em sua vida. “Posso dizer que realizei sonhos, mudei de vida financeiramente e sou uma pessoa melhor, com outras perspectivas. As experiências que já vivi na corporação me tornaram mais forte, física e psicologicamente, e me impulsionam a servir à população da melhor forma possível”, afirma a militar.

Ainda em 2023, foi anunciado o novo concurso para a corporação, com 1.943 vagas, sendo 120 para oficiais e 1.823 para formação de praças. Em janeiro deste ano, mais de 20 mil candidatos fizeram a prova para praça e 3,6 mil para oficiais. Todas as etapas do concurso, incluindo a prova, foram realizadas nos municípios de Altamira, Belém e Região Metropolitana, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. O concurso está em andamento.