Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Pará recebe nova Caderneta da Criança para distribuir às maternidades públicas e privadas

O documento atual, lançado pelo Ministério da Saúde, inclui a vacina contra Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Por Roberta Vilanova (SESPA)
22/04/2024 18h27

O Estado do Pará já recebeu do Ministério da Saúde a nova edição da Caderneta da Criança, que agora inclui as vacinas contra Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. A 6ª edição da Caderneta da Criança foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5 de abril, durante a comemoração do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A nova edição mudou as cores de capa, sendo verde para meninos e roxo para meninas.Caderneta da Criança viabiliza o acompanhamento integral do desenvolvimento de meninas e meninos

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, as cadernetas já foram enviadas aos Centros Regionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e estarão disponíveis nas maternidades públicas e privadas. “A Caderneta da Criança é um documento importante para o acompanhamento e desenvolvimento não apenas da saúde da criança, mas também para o acompanhamento das situações relacionadas às áreas de Educação e Assistência Social”, informou.

A caderneta serve como registro de saúde abrangente para crianças até 9 anos, que inclui o histórico de vacinação e orientações sobre desenvolvimento físico e mental, e até mesmo aspectos da educação, direitos garantidos e prevenção à violência, além de ser um documento técnico, que apoia todas as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Ana Cristina Guzzo, coordenadora estadual de Saúde da CriançaÉ uma ferramenta importante, tanto para os responsáveis quanto para os profissionais de saúde, por oferecer uma visão completa do bem-estar da criança, com base em informações atualizadas sobre aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e até recomendações para uso seguro de eletrônicos.

Cobertura vacinal - Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, o retorno desse documento, incluindo a vacina contra Covid-19, é importante também para estimular e elevar a cobertura da vacina Pfizer Baby, que protege contra essa grave doença respiratória que, desde 2020, já acometeu 39.348 crianças de 0 a 9 anos no Pará”, ressaltou a titular da Sespa.

A imunização de crianças contra a Covid-19 é feita com a vacina Pfizer Baby, dividida em três doses: aos 6, 7 e 9 meses. A meta anual é vacinar 585.177 crianças rotineiramente, sendo 48.682 por mês.

Segundo a Coordenação Estadual de Imunizações, de janeiro até esta segunda-feira (22), 103.845 crianças tomaram a 1ª dose; 99.842 tomaram a 2ª dose e 33.726 receberam a 3ª dose da vacina, representando uma cobertura vacinal de apenas 6%.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as regiões do Brasil já foram contempladas com 6,4 milhões de exemplares da Caderneta da Criança. O documento também está disponível de forma digital pelos links: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_menino_passaporte_cidadania.pdf e https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_6ed.pdf

(Com informações complementares da Agência Brasil)