Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater comemora Semana dos Povos Indígenas com ações no Pará

Empresa de Assistência Técnica entrega o Cadastro da Agricultura Familiar para famílias indígenas e contribui para o acesso às políticas públicas

Por Ascom (Ascom)
19/04/2024 10h22

Em comemoração pela Semana dos Povos Indígenas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entrega o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) para famílias indígenas. O documento permite o cesso às políticas públicas como Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), e as ações integram o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) da Emater, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) indígena.

No município de São Geraldo do Araguaia, a ação da Emater ocorreu nesta quirta-feira, 18, com 26 famílias indígenas da etnia Suruí, nas comunidades Yetá e Itahy, que ficam localizadas na área rural, a 56 quilômetros do centro da cidade. O órgão fez a entrega de seis CAFs na Aldeia Yetá. As duas comunidades indígenas participaram de palestra sobre políticas públicas como o Pnae e o PAA e da apresentação pelo Banco da Amazônia às propostas de inserção no crédito rural, através do Pronaf “B” e Pronaf “A”.

Nas aldeias, o cultivo da mandioca é uma atividade para a subsistência, já o extrativismo da Castanha do Pará é destinado ao consumo e a comercialização. Há três anos a Emater leva as comunidades de Yetá e Itahy ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública.

“A gente fica muito feliz de poder levar transformação para essas famílias, porque são pessoas que têm grandes dificuldades, principalmente devido à saída deles da aldeia central para viverem em subaldeias, com poucas famílias, onde a pobreza é absoluta. Então o nosso trabalho é iniciar o cultivo de subsistência mesmo”, contou o chefe do Escritório Local da Emater, em São Geraldo do Araguaia e técnico em agropecuária, Domingos Helson Coelho Cézar.

Com o acesso ao Crédito Rural, a intenção é que os indígenas melhorem a produtividade e iniciar o trabalho em outras cadeias produtivas como a avicultura.

Agenda
Nesta sexta-feira, 19, o Escritório Local da Emater, de Santa Maria do Pará, fará a entrega de CAF na aldeia Jeju. No sábado, 20, dentro da programação oficial da Semana dos Povos Indígenas, na Usina da Paz, no bairro do Icuí, em Ananindeua, indígenas da etnia Tembé, atendidos pelo Escritório da Emater, de Santa Luzia do Pará receberão 153 CAF's e 196 carteirinhas do documento. 

Em todo o Estado, cerca de 400 indígenas de várias etnias são atendidos pela Emater com ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o fortalecimento das cadeias produtivas, a garantia da segurança alimentar e a valorização das tradições. 

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater