HRPL destaca protocolos para a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Os protocolos de prevenção de infecções hospitalares são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes, visitantes e profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Nesse contexto, o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, destaca os principais protocolos para a prevenção de casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) na unidade, que possui taxa de incidência de infecção média de 0,90% nos primeiros três meses de 2024.
Andreza Teixeira, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), explica que o SCIH é composto por mais duas profissionais, Tamyres Gomes, técnica de Enfermagem e a médica infectologista Giovana Tiezzi, que realizam treinamentos todos mensais para os colaboradores abordando os protocolos e manuais do HRPL, capacitando os profissionais para um atendimento cada vez mais seguro.
Segundo a profissional, o SCIH atua no controle de infecção hospitalar, que está principalmente relacionada ao uso de dispositivos invasivos. Por isso, todos os manuais do HRPL estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a referência para os protocolos. “Hoje, o HRPL possui um perfil cirúrgico e, por isso, temos o nosso manual de prevenção de infecções relacionadas às cirurgias. Nele, é descrito todas as etapas que se deve seguir para prevenir possíveis infecções. Esse protocolo aborda desde a acolhida do usuário até sua alta”, explicou.
Andreza Teixeira comenta que o HRPL possui instrução de biossegurança que, em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), é utilizado como base de capacitações sobre biossegurança na assistência aos usuários.
Ela detalha ainda que e relação ao indicador de taxa global de infecção do HRPL, a unidade se manteve estável, alcançando reduções no índice de infecções. Este ano, o SCIH intensificou ações e, disso, foi registrado a redução na taxa de infecção hospitalar. “Isso é resultado da adesão da equipe assistencial aos protocolos e manuais. No mais, a gente tem o nosso Programa de Controle de Infecção Associada à Assistência à Saúde, que a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), preconiza em todas as unidades hospitalares. Esse protocolo descreve as metas na redução de infecções e, nesse programa, o SCIH do hospital regional do leste projeta suas expectativas anuais”, finalizou Teixeira.
Aprovação – Marcos da Silva, de 30 anos, comenta que se sente seguro, bem tratado e acolhido no HRPL e elogia a unidade por seus protocolos, pois são muito importantes para a segurança dos pacientes.
“Hospitais possuem muitas fontes de contaminação e, aqui no hospital Regional de Paragominas, eu percebo o cuidado da equipe na utilização de equipamentos de proteção, higiene, cuidado com os dispositivos. Minha estadia tem sido ótima, me sinto como se estivesse em um hotel. Quando preciso de algum atendimento específico da equipe, eu solicito e tão logo sou atendido. Todos os profissionais atendem muito bem, estou satisfeito”, enfatizou o vendedor.
Dentre os principais protocolos e manuais, a supervisora destaca os principais do Hospital Regional Público do Leste: Manual de saneamentos: utilizado pela equipe de hotelaria. Esse manual elenca os produtos que podem ser usados para a limpeza da unidade e em que áreas serão aplicadas;
Manual de controle de surtos de infecção: guia para investigar as causas de novas infecções ou do aumento de infecções por uma doença;
Protocolo de prevenção de Sepse: o HRPL possui um time de sepse, o qual se reúne mensalmente à diretoria do hospital, profissionais do laboratório, farmácia, coordenação de enfermagem e médicos para debater a melhor forma de prevenir a sepse. Mensalmente, o time se reúne para promover esse debate e, principalmente, buscar as principais falhas na não-adesão ao protocolo;
Manual de prevenção de Infecção de Trato Urinário (ITU): tem o intuito de instruir o processo de manuseio dos materiais e os cuidados que se deve ter para evitar ITU nos usuários internados;
Protocolo de precaução e isolamento: diariamente há o monitoramento dos pacientes internados, verificando se ele tem critério o isolamento, evitando a infecção cruzada dentro do nosso hospital;
Manual de prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica: preconiza as normas técnicas da Anvisa na operacionalização dos insumos necessários para a admissão de usuários na ventilação mecânica.
Serviço - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.
Texto de Pedro Amorim