Polícia Civil apreende em Tomé-Açu veículos e motoserras utilizados em extração ilegal de madeira
No local havia um caminhão carregado com 35 m³ de madeira e 19 toras. Cinco pessoas foram autuadas e conduzidas à Delegacia.
Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Flora (DRCCFLOR), da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), deflagraram a Operação "Astronium", na quarta-feira (17), e apreenderam objetos utilizados na extração ilegal de madeira no distrito de Quatro Bocas, município de Tomé-Açu, no nordeste paraense. A ação policial ocorreu em uma área onde a madeira era recolhida ilegalmente.
"No local, nossas equipes encontraram e apreenderam um trator, uma máquina carregadeira, motosserras e um caminhão carregado com 35 metros cúbicos (m³) de madeira, além de 19 toras prontas para serem carregadas", informou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.
Cinco pessoas foram autuadas e conduzidas à Delegacia. O titular da Demapa, delegado Dilermano Tavares, informou que foram realizados três TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e um inquérito para apurar o fato. "A operação se deu após verificação via Sistema Brasil Mais, onde detectamos que havia uma área de desmatamento. Nossa equipe constatou a veracidade do fato e conduziu os suspeitos até a Delegacia. Lá, nós realizamos quatro procedimentos, sendo três TCOs e mais um inquérito por portaria para apurar o crime e responsabilizar os envolvidos", explicou o delegado. As investigações prosseguem para capturar os demais suspeitos.
Texto: Paula Almeida, sob supervisão de Laís Menezes - Ascom/PC