Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Estado forma especialistas em Gestão de Segurança Pública e Perícia Criminal

Mais 39 servidores estaduais foram qualificados pela Escola de Governança Pública do Pará

Por Isabela Quirino (EGPA)
17/04/2024 19h16

Propor e executar políticas públicas de formação para o fortalecimento da governança pública no Estado é uma das missões da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), que formou, em parceria com a Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), 39 servidores no curso de Gestão do Conhecimento e Segurança Pública e Perícia Criminal. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (17), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS).

Durante a cerimônia, o diretor-geral da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, reiterou a importância da formação para o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará por meio da instituição. “A partir de hoje vocês possuem um papel fundamental na tomada de decisões de gestão na Polícia Científica do Pará”, destacou.

Para o diretor-geral da EGPA, Helvio Moreira Arruda, colaborar com mais uma especialização de servidores públicos confirma a relevância da formação continuada para o serviço público. “A satisfação e o título de especialistas adquirido por estes servidores será permanente, bem como o investimento no Estado do Pará”, disse o gestor.

Conteúdo - Iniciada em outubro de 2022, a formação abordou temas como Gestão do Conhecimento em Perícia Criminal, Inteligência Forense e Projetos de Intervenção e Tecnologia e Inovação, com o objetivo de fortalecer o trabalho da segurança pública no Estado, em especial da Polícia Científica, e viabilizar conhecimentos e técnicas operacionais utilizadas pelos órgãos de Segurança Pública do Brasil em ações que envolvem a atividade pericial. 

Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) também participaram da qualificação. 

“Este curso é importante, pois promove a integração das forças de segurança pública do Estado. Além da troca de conhecimento, a troca de experiências acrescenta ao trabalho desenvolvido pelas instituições”, afirmou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

Oportunidade - Aluno destaque na qualificação, Eriko da Costa disse que o curso foi uma excelente oportunidade de crescimento profissional, com temas pertinentes e atuais. “Essa é uma especialização inédita na história da Polícia Científica, e de grande valor para nós, servidores, porque pudemos nos dedicar para dar a melhor resposta à instituição”, afirmou. 

Jandir dos Santos, representante da turma, ressaltou a trajetória da turma durante a formação. “É um clichê, mas somos vencedores, de fato. Com esse título, espero que sejamos responsáveis por replicar este conhecimento no nosso ambiente de trabalho”, ressaltou. 

Desde 2019, quase 600 servidores públicos foram certificados pelo Centro de Pós-Graduação da Escola de Governança, em cursos de especialização e aperfeiçoamento. Este ano, a EGPA já formou 75 servidores públicos nos cursos de "Gestão Pública com ênfase em Gestão do Conhecimento" e "Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas e Governança". (Colaboração de Alexandre Cunha - Ascom/PCEPA).