Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CANAL RURAL

Governo do Pará investe na conciliação da preservação com produção sustentável

Por Leonardo Nunes (SECOM)
17/04/2024 18h56

O governador Helder Barbalho participou, na tarde desta quarta-feira (17),  do Planeta Campo Talks, evento promovido pelo Canal Rural, que debateu como uma Amazônia sustentável é possível e quais os desafios que o país terá que enfrentar para alcançar um desenvolvimento do agronegócio de forma sustentável. A participação do chefe do Poder Executivo Estadual paraense foi por videoconferência.

Na oportunidade, o governador Helder Barbalho falou sobre o Plano Estadual Amazônia Agora, a modernização e ampliação na emissão  do Cadastro Ambiental Rural (CAR), rastreabilidade da cadeia da pecuária e a bioeconomia como ferramenta para geração de renda e empregos sustentáveis.

“O canal rural que me dá a oportunidade de falar um pouco sobre a Amazônia, sobre o desafio da conciliação da produção com a preservação e principalmente nesse momento de preparação para a COP30  [Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU)]”, salientou.

“Quero primeiro dizer que acreditamos profundamente que é possível produzir preservando. De que é possível um Estado que possui a maior floresta tropical do planeta ser, ao mesmo tempo, um dos maiores produtores de alimentos. A partir deste desafio, nós criamos o Plano Estadual Amazônia Agora, que compõe a política estadual de mudanças climáticas do Estado”,‘ informou.

O chefe do Poder Executivo Estadual paraense destacou que o Plano tem como pilar estratégico o combate ao desmatamento ilegal, o combate à ilegalidade ambiental, mas em paralelo,  valoriza a regularização e uso ordenado e intensivo solo. 

“Usamos os pilares da regularização fundiária, da intensificação da atividade produtiva e da mudança do conceito do uso do solo para que possamos diversificar as áreas já antropizadas. Assim, produzindo e coincidindo a integração pecuária, lavoura e floresta e, claro, dentro do processo de regularização, a regularização ambiental deve ser um olhar profundamente atento, detalhou. 

Sobre a rastreabilidade da cadeia da pecuária o governador destacou que o programa tem como um de seus objetivos centrais garantir a competitividade dos produtores no Estado. O conceito de rastreabilidade do sistema de controle de animais, permite sua identificação individual desde o nascimento até o abate, registrando todas as ocorrências relevantes ao longo de sua vida.
 
“É desafiador para nós apresentar ao mundo a produção que envolve o uso da terra na Amazônia. Isto tudo gera uma curiosidade e uma atenção a quem compra. A ideia é aprofundar o rastreio individual. Para isto, captamos recursos com os fundos Bezos e o JBS, que disponibilizaram R$ 136 milhões  para iniciarmos o processo de implementação para fazer o rastreio individual”, destacou. 

Já sobre a bioeconomia, Helder Barbalho salientou que a bioeconomia é um pilar estratégico na geração de empregos, oportunidade e renda. Barbalho ressaltou que na maior floresta do mundo vivem 29 milhões de brasileiros que precisam ter oportunidades para trabalhar e produzir.  

“Toda e qualquer solução para a floresta tem que inserir as pessoas. Temos que cuidar do nosso povo, ter cuidado da nossa gente e por isso nós temos trabalhado fortemente na geração de oportunidades que possam envolver as soluções sociais.  A bioeconomia e a agregação de uma nova vocação para o Estado, a partir do seu ativo florestal, é estratégico”, disse.

“Temos trabalhado forte nesse sentido. Por acreditar plenamente de que  a floresta viva vale mais do que a floresta morta. Que nós podemos pegar exemplos diversos de gente que viva na floresta e sua produção posso ganhar escala. A bioeconomia deve ser uma nova vocação. Nós criamos o plano estadual de bioeconomia e  já estamos em processo de implementação”, infirmou.  

Na oportunidade, o governador Helder Barbalho afirmou que a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) será a COP da floresta e uma oportunidade estratégica para o país mostrar ao planeta as ações que estão em andamento para preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.