Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Cortejo 'Quebra Baque' será realizado na Estação das Docas no sábado, dia 20

Grupo de percursionistas de Pernambuco, atua há 20 anos com ações de incentivo à cultura e à inclusão social por meio da música

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
17/04/2024 12h28

No próximo sábado, dia 20, a orla da Estação Docas será palco do ‘Cortejo Quebra Baque’, realizado por um grupo de percursionistas oriundo de Pernambuco, que há 20 anos promove ações de fomento à cultura e à inclusão social por meio da música, em diversas cidades do país. O cortejo será aberto ao público, a partir das 9h da manhã, e fechará com chave de ouro as ações realizadas em Belém. 

O projeto chega ao Pará, nesta quinta-feira (11), com ações iniciando em Parauapebas, Marabá e Belém. O cortejo será o resultado de uma oficina de construção de instrumentos percussivos com material descartado.

Em Belém, a oficina tem como público alvo crianças e jovens de 10 a 18 anos, e irá ocorrer no dia 19 de abril,  no Sesc Ver-o-Peso, que é um dos parceiros do projeto, de 9h ao meio dia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local. 

Todo o material é fornecido pelo projeto. Já o cortejo é aberto ao público e terá participação dos alunos da oficina e artistas convidados em cada município. O objetivo do projeto  é ocupar os espaços públicos nas cidades visitadas, levando programação gratuita, de entretenimento e educação musical a crianças e jovens da rede pública de ensino, e público em geral, proporcionando interação e troca de vivências musicais.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultural Vale,via Lei Federal de incentivo à Cultura, tem realização da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE. Em Belém, o projeto conta com o apoio da prefeitura de Belém, via Fumbel, Semec e SISMUB,  Sesc Ver-o-Peso e Organização Pará 2000, que administra a Estação das Docas. 

O QUEBRA BAQUE

Em atividade ininterrupta desde 2003, o Grupo de Percussão Maracatu Quebra Baque é uma iniciativa cultural que busca promover a cultura e a inclusão social por meio da música. Mais de 900 pessoas já passaram pelas fileiras do grupo, participando de forma ativa e aprendendo sobre os ritmos tradicionais afro-brasileiros que representam a nossa identidade.

O grupo desempenha um papel fundamental no resgate da cultura dos ritmos tradicionais como Maracatu, Coco de Roda, Caboclinho, Xaxado e Ciranda - tendo levado esses ritmos para locais como França e Áustria, entre outros. O projeto “Quebra-Baque 20 Anos” vem fortalecer o compromisso do grupo em promovera cultura afro-brasileira, a diversidade cultural e a inclusão social.

O grupo foi criado pelo músico Tarcísio Resende, um dos atuais grandes mestres da percussão pernambucana. Autor de três livros “Batuque Book Maracatu”, “Batuque Book Caboclinho” e “Batuque Book Forró”, o músico tem uma pesquisa voltada aos ritmos percussivos de nosso estado, com foco no Maracatu e suas vertentes.

O Quebra Baque presta-se não apenas a inclusão sociocultural através da música, mas também se mostra importante instrumento de difusão dos ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo. Os ensaios do grupo sempre acontecem no segundo semestre todos os sábados, na rua Tomazina 129, Recife Antigo.

PROGRAMAÇÃO – PARÁ 

PARAUAPEBAS

Oficina:

Data: 12/04/2024 Hora:14h30às 17h30

Local: Centro de Desenvolvimento Cultural CDC, Cidade Nova.

Inscrições gratuitas: (91) 98965-9550

Público-alvo: Alunos e jovens interessados em percussão e musicalização entre 12 a 20 anos.

Cortejo:

Data: 13/04/2024 Hora:17h

Local: Complexo Turístico de Parauapebas, Beira Rio. Percurso: Ao longo do Complexo Turístico.

Público-alvo: Público local interessado em percussão, cultura e arte

Entrada: Gratuita

MARABÁ

Oficina:

Data: 16/04/2024 

Hora:14h às 17h

Local: Colégio José Mendonça Virgolino, Velha Marabá, Centro.

Inscrições gratuitas: (94) 99137-2176 – Gratuito.

Público-alvo: Crianças e jovens de 10 a 18 anos

Cortejo:

Data: 17/04/2024. 

Hora: 17h

Local: Saída do Colégio José Mendonça Virgolino, VelhaMarabá.

Percurso: Orla de Marabá, Praça São Félix de Valois, com retorno pela Rua 05 de Abril.

Público-alvo: Interessado em percussão, cultura e arte. 

BELÉM

Oficina:

Data:19/04/2024 

Hora: 09h às 12h

Local: Sesc Ver-o-Peso 

Inscrição: No Sesc

Público-alvo: Criança e jovens de 10 a 18 anos.

Inscrições gratuitas: (91) 98134.7719

Bate papo e Cortejo:

Data: 20/04/2024

Hora:16h00 – Quebra-Baque Bate Papo - Sesc-Ver-o-Peso

Hora: 17h00 – Concentração e saída do cortejo – 17h30 - da frente do Sesc Ver-o-Peso

Percurso: Boulevard da Gastronomia e Orla da Estação das Docas

Público-alvo: Público interessado em percussão, cultura e arte

Entrada: Gratuita

SERVIÇO

Quebra-Baque– 20 anos – Parauapebas, Marabá e Belém. Confira a programação e participe. Patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de incentivo à Cultura, e realização da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE. Apoios locais: Prefeituras de Parauapebas, Marabá e Belém; Sesc-PA e Organização Pará 2000. Mais informações pelo telefone: (91) 98134.7719.