Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Santarém mobiliza usuários para campanha de doação de sangue

Por Ascom (Ascom)
16/04/2024 19h39

A solidariedade moveu Débora Castro, acompanhante de um paciente, que ao chegar no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) nesta terça-feira, 16 de abril, foi informada sobre uma campanha de doação de sangue. Ela não hesitou em fazer a sua doação. “Eu vim trazer o meu filho para uma consulta e soube que estava tendo uma ação para doação de sangue e eu aproveitei para fazer a minha parte", enfatizou Débora.

A iniciativa, promovida pela Agência Transfusional do hospital em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), foi intitulada 'Você ainda tem tempo para salvar vidas', com o objetivo de aumentar o estoque de sangue na referida instituição, que atende toda a região do Baixo Amazonas. Nesta edição, o evento mobilizou 58 colaboradores e acompanhantes da unidade.

Paula Alves, colaboradora da unidade, destacou a importância da doação de sangue e expressou a sua satisfação em contribuir para salvar vidas. "Nós atendemos pacientes que necessitam dessas doações, e poder fazê-lo de forma gratuita é uma oportunidade única de ajudar", enfatizou Alves, que já participa da campanha há três anos consecutivos.

O diretor técnico da unidade, Gustavo Estanilau, ressaltou a relevância da mobilização da comunidade e agradeceu a todos os envolvidos. "A solidariedade demonstrada pelos doadores é fundamental para o funcionamento adequado dos nossos serviços de saúde. Cada bolsa de sangue coletada representa uma chance de salvar vidas e proporcionar esperança para aqueles que mais precisam", afirmou Estanilau, reforçando o compromisso do Hospital em continuar promovendo ações de solidariedade e cuidado com a comunidade.

Para Matheus Coutinho, diretor-geral do HRBA, a campanha é um ato de solidariedade e amor ao próximo. "Devemos lembrar que não importa a idade, a classe social, a cor da pele. Todos nós podemos precisar de sangue.  Uma única doação pode salvar até 4 vidas. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, por exemplo, são as que mais precisam desse cuidado", reforça o gestor.

O HRBA, que é Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com o Governo do Estado, desempenha um papel crucial como referência em média e alta complexidade para uma população de 1,3 milhão de pessoas em 29 municípios da região.

Critérios para a Doação de Sangue

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde, bem alimentados e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para os menores de idade, a autorização dos pais é obrigatória.

"Precisamos que as pessoas tenham a doação de sangue como um hábito. Cada doação pode salvar até quatro vidas",destaca Regiane Dias, assistente social do Hemopa.

O Hemopa fica aberto para doações de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, oferecendo mais oportunidades para quem deseja contribuir. O Hemocentro está localizado na Avenida Frei Vicente, 696, bairro Aeroporto Velho.