Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedeme realiza curso de artesanato em malva amazônica na UsiPaz Cabanagem

O curso abrange a confecção de sacolas diversas e também embalagens para presentes e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões, proporcionando geração de renda

Por Aldirene Gama (SEDEME)
16/04/2024 16h45

Foto: DivulgaçãoA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), está promovendo mais um curso de capacitação voltado para a produção de artesanato com fibra de malva amazônica (uma fibra natural).

O curso abrange a confecção de sacolas diversas e também embalagens para presentes. A iniciativa faz parte do cronograma de ações da Sedeme, no contexto do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões, proporcionando geração de renda por meio do conhecimento.

Foto: Divulgação"O artesanato se tornou uma fonte de renda em minha vida. Há dois anos venho participando dos cursos na UsiPaz Cabanagem. Foi por meio do conhecimento adquirido aqui que passei a customizar e personalizar as embalagens dos produtos que trabalho. O artesanato em fibra natural veio agregar valor e se tornou o diferencial dos produtos que comercializo", disse Lucenilda Vieira Ferreira, 55 anos, uma das participantes do curso.

Foto: DivulgaçãoAs atividades iniciaram nesta terça-feira, 16, e terão uma carga horária total de 32 horas/aula, estendendo-se até a sexta-feira, 19. Ao todo, 20 moradores do entorno da Usina estão inscritos na modalidade. Ao final do curso, os participantes vão receber seu certificado como reconhecimento pelo aprendizado.

Natanael FrançaNatanael FrançaFoto: Divulgação"É a minha primeira vez participando de uma oficina de artesanato. Eu já frequento a Usina e faço aulas de dança. Agora estou enfrentando esse novo desafio. Confesso que está sendo uma experiência muito prazerosa. Pretendo compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas e assim multiplicá-lo. Estou vivendo uma fase de quebra de paradigmas, onde homens podem e devem participar de diversas atividades que eram tradicionalmente associadas apenas às mulheres, e vice-versa", afirmou Natanael França, que também participa da oficina.

O secretário da Sedeme, Paulo Bengtson, ressalta a importância de apoiar a realização de cursos de artesanato, aliando produção e sustentabilidade, ratificando o compromisso do Governo do Pará em incentivar o empreendedorismo sustentável.

A capacitação é ministrada pela equipe técnica da CTC, na sala de costura da Usina, que conta com máquinas de costura e todos os materiais necessários para desenvolver a atividade. Durante as aulas os participantes têm a oportunidade de aprender sobre técnicas de manuseio da fibra, corte, costura, colagem, bordado, uso correto de ferramentas e customização de peças para criação artesanal. 

Ao final, cada concluinte receberá da CTC um kit completo para o início de suas atividades comerciais.

Foto: Divulgação"É muito gratificante ministrar a oficina de artesanato em Malva para a produção de bolsas e diversas peças artesanais. A turma é muito dedicada, e percebo o interesse e a força de vontade de cada um em aprender cada detalhe. Na realidade, é uma troca de experiências, onde ao mesmo tempo que ensino, também aprendo", disse Marinalva de Souza Ferreira, técnica da CTC, responsável pela oficina.

Foto: DivulgaçãoSobre a CTC

A Companhia Têxtil Castanhal (CTC) é apoiada pelo Governo do Pará por meio da Sedeme. A empresa possui filiais no Amazonas e São Paulo, e é a maior fabricante de produtos de juta do ocidente e líder de mercado no Brasil há mais de 50 anos.

Criada em 1966, a Castanhal é a maior fabricante de artigos de juta das Américas, tendo como principais produtos as sacarias para café, telas de artesanato, chapelaria e decoração, fios para tecelagem, indústria de calçados, armarinhos e outros.