Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDUC

Matrículas no SEI seguem até o dia 7 de fevereiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/01/2018 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continua inscrevendo, até o próximo dia 7 de fevereiro, os alunos interessados em cursar o Ensino Médio nas turmas do Sistema Educacional Interativo (SEI), que está disponível em 73 localidades de 21 municípios do interior do Pará. O responsável pelo aluno deve procurar a escola estadual sede da sua cidade com os documentos necessários (certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de conclusão do Ensino Fundamental, documento comprobatório de domicílio e duas fotos 3x4 recentes) e a matrícula será feita na hora.

As aulas do SEI deverão ter início no mês de fevereiro. Elas serão transmitidas ao vivo, via satélite, a partir de um Centro de Mídia (CM) instalado em Belém, para as salas de aulas nas comunidades. Três professores vão apoiar esses estudantes. Um deles é o ministrante, que estará em um estúdio em Belém. Na sala de aula, os alunos o acompanharão através de um televisor. O segundo professor dará apoio na interatividade com o professor ministrante. O terceiro responderá questões em tempo real, por um canal chamado de IPTV (sigla em inglês que significa Internet Protocol Television), que permite áudio e vídeo independentes da Internet.

O SEI é um sistema de ensino bem sucedido em vários estados e tem contribuído para ampliar a cobertura da educação básica em comunidades distantes dos grandes centros urbanos. O sistema está sendo implantado com o apoio das prefeituras dos 21 municípios que aderiram ao novo modelo de aprendizagem por meio de convênio com a Seduc. Uma dessas prefeituras é a de São Miguel do Guamá, cidade do nordeste paraense que fica distante 148 quilômetros de Belém.

Em São Miguel, o SEI será implantado, inicialmente, em duas localidades: Bela Vista e Santana, distantes do centro urbano do município. A perspectiva do governo local é de que cerca de 240 alunos sejam matriculados no SEI. Neste momento, a procura já está sendo grande, de acordo com o ouvidor municipal, Paulo Victor Reis. “Para nós, o SEI é um grande avanço na educação, pois nós só temos duas escolas de Ensino Médio, que ficam na zona urbana da cidade. Por isso, até então, os alunos das localidades rurais precisavam se deslocar até o centro do município para poder dar continuidade aos estudos. Mas, agora, com o SEI, eles vão poder ficar nas próprias comunidades, o que acaba beneficiando a todos. Estamos com uma expectativa muito boa”, ressalta.

Mais informações sobre o SEI podem ser obtidas no portal da Seduc: www.seduc.pa.gov.br.