Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PCT Guamá discute caminhos para a sustentabilidade durante Simpósio Amazônia Viva.

Participação no evento fortalece o papel do PCT como um empreendimento público comprometido com o desenvolvimento sustentável.

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
15/04/2024 15h33

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participou da primeira edição do Simpósio Amazônia Viva, com representantes de laboratórios instalados no complexo, e da Fundação Guamá, organização gestora do Parque. O simpósio debateu temas relacionados à bioeconomia e sustentabilidade na região amazônica.

Raul Carvalho Jr., do Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs), instalado no PCTO evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e destacou a interseção entre inovação e sustentabilidade na produção de alimentos, reunindo cientistas, especialistas e empreendedores para discutir soluções e práticas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

“O Labtecs participou apresentando o resultado de um trabalho nosso sobre resíduo, extração com água e CO₂ da casca do cacau para obtenção de pectina. Foi um prazer participar do simpósio e divulgar o laboratório e os nossos serviços que envolvem o setor de alimentos da Amazônia”, detalhou o pesquisador Raul Carvalho Jr., do Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs), instalado no PCT. 


Luis Adriano Para o pesquisador Luís Adriano, vinculado ao Laboratório de Óleos da Amazônia (Loa) da UFPA, também residente do Parque, o evento foi uma oportunidade de divulgar o trabalho do laboratório que atua com bioeconomia, em conjunto com as comunidades produtoras do estado. “Tive a oportunidade de mostrar que o laboratório, dentro de suas pesquisas, tem um apelo muito forte dentro do conceito de sustentabilidade e economia circular, que é utilizar os produtos de dentro da Amazônia, mas relacionando ao aproveitamento e valorização dos resíduos. O que norteia as nossas ações é a biorrefinaria, nós buscamos substituir produtos de origem fóssil e fazer com que sejam produzidos a partir de biomassas. E estar dentro do PCT facilita a relação entre pesquisa de alto nível e prestação de serviços, nós conseguimos viver um ambiente de inovação e fazer inovação”, reforça. 

Ecossistema sustentável

A mesa redonda que discutiu sobre os passos para atingir a sustentabilidade no Pará e na Amazônia Legal, reuniu representantes do PCT Guamá, da UFPA, Fapespa, e Embrapa. “O simpósio se mostrou um excelente palco para o debate da sustentabilidade por meio de inovação e tecnologia no setor de alimentos. Reunir representantes da área, da academia e do governo em um debate aberto foi muito proveitoso”, declara Milksom Campelo, gerente de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação Guamá, que representou o Parque no evento.  

Milksom Campelo, gerente de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação GuamáMilkson enfatiza ainda a importância do O PCT Guamá, como um empreendimento público estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), como ambiente que abriga iniciativas relacionadas à bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável. “O PCT Guamá atua apoiando pessoas, comunidades, empresas e instituições, apresentando-se como um grande cluster de inovação e soluções tecnológicas de laboratórios, startups e empresas de base tecnológica. Tal integração demanda e solução é direcionada aos negócios e soluções de impacto, que em seu cerne são guiadas por boas práticas de sustentabilidade, a exemplo da futura estruturação do Espaço Sustentabilidade no PCT Guamá”.

Texto: Ayla Ferreira com supervisão de Sérgio Moraes