Plataforma Digital capacitará 13 mil professores da rede estadual
A utilização da plataforma pedagógica e administrativa Google for Education já é uma realidade na rede estadual de ensino do Pará. Até o final deste ano, 13 mil professores serão capacitados para utilizar uma série de ferramentas digitais para incrementar o processo ensino aprendizagem nas escolas públicas, o que deve beneficiar 600 mil estudantes.
Atualmente, 200 agentes multiplicadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já foram formados para que iniciem no final deste mês a capacitação de 4 mil professores no Estado - essa formação será concluída até o final do primeiro semestre de 2018. No entanto, mais 9 mil professores serão capacitados no segundo semestre, atingindo a marca de 13 mil docentes treinados, este ano, para atuar com a plataforma digital nas escolas.
Nesta sexta-feira (12), vinte técnicos e professores do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Seduc iniciaram capacitação no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, do Governo do Estado, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
A formação dos professores obedece a um cronograma de ações implementadas desde outubro de 2017, mediante a parceria da Seduc e a empresa Inteceleri, representante da Google no convênio que viabiliza a implantação da plataforma digital e outros serviços em prol da educação pública paraense.
Na sequência das ações de implantação da plataforma digital são mobilizados professores e técnicos dos Núcleos de Tecnologia da Educação (NTEs) da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CETAE), Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (CEFOR) e Coordenação de Recursos de Tecnologia e Informação (CRTI).
Os estudantes e professores de duas escolas em Belém passarão a contar com capacitação prática do Google for Education ainda neste mês de janeiro. As escolas são a Manoel Leite Carneiro e a Ulysses Guimarães.
Formação dinamiza serviços administrativos da Seduc
Na capacitação dos integrantes do Núcleo de TI da Seduc – dirigentes e técnicos do CTAE, CRTI e Montreal – os profissionais assimilam conhecimentos sobre criação de usuários, administração de políticas de segurança, constituição de grupo, aplicações referentes à gestão e conexões entre sistemas e outros conteúdos.
A implantação da Google for Education na Seduc começou em outubro de 2017, como parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Foram criadas 13 mil contas para uso da plataforma digital. A proposta é que os professores e estudantes possam utilizar todas as ferramentas digitais que a plataforma disponibiliza ao setor educacional, como GoogleDocs, Gmail, Forms, Apresentação, Sala de Aula e Hang Out, entre outras.
Essas ferramentas facilitam o repasse de conteúdos aos estudantes, estudo em grupo, planejamento de atividades pedagógicas, comunicação entre alunos e professores e a gestão escolar.
“Essa formação do Núcleo de TI vem capacitar a equipe da CRTI, do CETAE e do Cefor como agentes de formação para contribuir com a expansão do projeto Google for Education em toda a rede do Estado”, afirmou o coordenador da CRTI, Jorge Andrade.