Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'SONS DA PAZ'

Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz encanta o público em Marituba

O repertório ofereceu ao público da UsiPaz trilhas sonoras de filmes e uma homenagem ao compositor de ópera italiano Giacomo Puccini

Por Governo do Pará (SECOM)
14/04/2024 08h38

Maestro Miguel Campos Neto à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz no concerto realizado na UsiPazA cidade de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, foi agraciada no último sábado (13) com um concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Realizado na Usina da Paz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, o evento apresentou um repertório de trilhas sonoras que encantou o público. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

O concerto faz parte do Projeto "Sons da Paz", que leva música clássica a diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém, em apresentações nas Usinas da Paz. Este ano, o projeto contempla uma série de concertos com as participações da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Amazônia Jazz Band.

O maestro Miguel Campos Neto, titular da OSTP, destacou a importância de levar a música para além dos limites do Theatro da Paz. "Esta é uma iniciativa muito importante. Primeiro, porque a música, a arte, tem que procurar também o seu público. Muitas pessoas, infelizmente, ainda não se sentem confortáveis ou moram muito longe do Da Paz. Como a Orquestra e a Jazz Band são dispositivos estaduais do Estado, eu acho muito importante quando esses corpos artísticos se deslocam do seu habitat natural, digamos assim, e vão levar a boa música para o público em geral, um grande público", informou.Público aprovou o projeto que leva música e arte a vários pontos da Região Metropolitana de Belém

"É muito importante também salientar que as UsiPaz são locais que possuem infraestrutura para nós fazermos esse tipo de deslocamento. Nós já fizemos, nesses anos todos, todos os tipos de deslocamento. Você pode pensar para o interior. Muitas vezes é com muita dificuldade que levamos a música para lugares onde não há infraestrutura, e nós sabemos agora que onde há UsiPaz há, sim, essa infraestrutura, assim como também o material pessoal. As pessoas que trabalham aqui facilitam muito o nosso trabalho, e tornam possível esses concertos maravilhosos. Este também é um momento especial para nós, pois tocamos para um público diferente, tão apreciativo quanto aquele que vai ao Theatro da Paz. Mas é um público diferenciado, e a gente ama isso", acrescentou o maestro.

Homenagem - Além das trilhas sonoras que cativaram o público, o concerto homenageou o compositor de ópera italiano Giacomo Puccini, no ano do centenário de seu falecimento. "Hoje, nós tivemos muitas músicas ditas eruditas, que o público reconheceu imediatamente, porque são músicas que se tornaram muito conhecidas do grande público através do cinema e desenho animado. Além disso, nós tivemos músicas feitas, realmente, como trilha sonora de filmes. É uma outra categoria; não é a música erudita, música clássica, que foi usada para filmes, mas sim músicas compostas para filmes. Também fizemos uma homenagem a Puccini, com a sua ária mais conhecida, 'Nessun Dorma', da ópera Turandot, cantada pelo nosso grande tenor Márcio Carvalho. Foi um concerto muito especial mesmo", ressaltou o maestro.

Para Jéssika Souza, 19 anos, moradora do bairro da Cerâmica, em Marituba, "foi uma noite incrível! Eu nunca imaginei que teríamos algo assim tão perto de casa. A música foi simplesmente maravilhosa, e trouxe um clima de paz e muita alegria para todos nós, algo que precisamos muito. Espero que eventos como esse continuem acontecendo aqui na UsiPaz Marituba".

O concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz reforçou o compromisso do governo do Estado com a promoção de uma cultura de paz, que leva arte e cultura a todos.

Texto: Úrsula Pereira - Ascom/Theatro da Paz