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Estudantes de escolas estaduais fazem 'Rolê de Educação Ambiental' no Ver-o-Peso

A ação voltada à conscientização, promovida pela UFPA em parceria com a Seduc, envolveu os alunos em práticas que mostram a importância da preservação do planeta

Por Governo do Pará (SECOM)
13/04/2024 15h55

Participantes do "4° Rolê de Educação Ambiental",  que movimentou o Ver-o-PesoCerca de 45 estudantes do ensino médio, da rede estadual de pública ensino, participaram do "4° Rolê de Educação Ambiental", no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém, na manhã deste sábado (13). A ação, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Amazônia (Geamaz), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outros órgãos, ofereceu serviços de conscientização sobre meio ambiente e saúde para feirantes e frequentadores da feira livre. 

O coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, esteve no "Rolê" e destacou a importância de envolver os estudantes da rede estadual em ações voltadas à educação ambiental fora da sala de aula.

Momento oportuno - "No momento que a gente está implementando educação ambiental como componente curricular nas escolas, dentro desses espaços formais, é importante que o aluno, isso que ele está vendo dentro de sala de aula dentro do componente, também perceba em outros espaços não formais, ou seja, é a educação ambiental saindo dos muros da escola. E esse convite que nós recebemos da UFPA, através do grupo de pesquisa do Geamaz, vem num momento muito propício, no momento em que estamos implementando a educação ambiental, no momento que os alunos estão vindo para um evento como esse, percebendo que a educação ambiental pode e deve ser feita também fora da escola. É isso que a gente quer", disse Mauro Tavares.

Aluna Amanda Batista: projeto é aprendizadoSegundo Taiana Ribeiro, professora especialista em Educação Ambiental, a ação fortalece o aprendizado e a prática consciente dos estudantes. "Trouxemos alguns alunos, alguns projetos que já vêm sendo desenvolvidos em algumas escolas do Estado, voltados também para a questão da sustentabilidade do meio ambiente. Essa preocupação ambiental vem justamente fortalecer a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, instituída ano passado no nosso Estado, que traz a educação ambiental como componente nos anos iniciais, nos anos finais e também no ensino médio. Todos esses projetos das escolas estaduais vêm para movimentar e trazer essa consciência, sensibilidade com relação às problemáticas que nós enfrentamos, e fazer também essa mudança de hábitos e valores, para que possamos nos sentir pertencentes a esse meio ambiente", enfatizou a professora.

Sobre a experiência, Amanda Batista, estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Francisco da Silva Nunes, disse que achou "maravilhoso; aprendi muito. O projeto é muito bom".

Patrimônio cultural - Além das ações do "Rolê de Educação Ambiental", os estudantes aproveitaram para começar um projeto sobre patrimônio cultural. "A experiência de poder participar desse projeto hoje foi maravilhosa. Muitas pessoas deveriam participar de ações assim para conhecer sua história. Fazer o projeto aqui é ótimo porque a gente convive com tantas pessoas, de tantas gerações também. Claro, de vários modos, cada um tem o seu jeito", disse Amanda.

Professora Maria Ludetana Araújo, da UFPA: educação ambiental precisa ser praticada De acordo com a responsável pelo "4° Rolê de Educação Ambiental da UFPA", professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do Geamaz, a Seduc caminha para alcançar bons resultados com a consolidação do componente curricular de educação ambiental. "A educação ambiental não pode ficar apenas entre quatro paredes. Eu sempre costumo dizer, e repito, ela é verbo, ela precisa ser prática, não pode ficar no campo das ideias. Ela deve iniciar no campo das ideias, mas ela, maciçamente, precisa ser praticada, ser feita, ser realizada. E a Seduc está indo no caminho correto quando orienta os professores, elabora projetos e faz os alunos produzirem aquilo que é melhor para a sua cidade, para a sua escola, para o seu bairro, para a sua casa e a sua vida", reiterou.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc