Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRIMORAMENTO

Fórum no Pará fortalece a Comunicação Pública

Belém vai sediar o 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação nos dias 18 e 19 de abril

Por Governo do Pará (SECOM)
12/04/2024 20h48

A capital paraense é a anfitriã do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, o FN 2024. O evento será realizado em Belém nos dias 18 e 19 de abril, com programações no Palácio de Governo e na Ilha do Combu.

A iniciativa do evento é do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, criado para discutir e aprimorar a comunicação pública como instrumento essencial para fortalecer as instituições democráticas do país. Cento histórico de Belém, cidade anfitriã do FN 2024

O presidente do Conselho, André Curvello, que é secretário de Comunicação do estado da Bahia, estará em Belém e adianta que espera por discussões proveitosas, principalmente no que diz respeito às redes sociais e regulamentação da internet, além de questões relacionadas à Inteligência Artificial (IA), sua utilização como prestação de serviços no setor público e os cuidados que devem ser tomados.

André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de ComunicaçãoTrocar experiências - "Este encontro é um momento de troca de experiências. Eu acho que o Conselho gradativamente vem organizando o setor da comunicação pública. É um processo que demora tempo, mas a gente está avançando. Eu tenho certeza que esse fórum vai fortalecer ainda mais. É um setor que precisa efetivamente se organizar porque tem muito a contribuir com o processo de informar bem à sociedade", avalia.

Para a secretária de Estado de Comunicação do Pará, Vera Oliveira, a realização do evento em Belém, especialmente no contexto da proximidade da COP 30, reforça o papel vital que o Pará e a Amazônia desempenham no cenário nacional e internacional.

"É uma grande satisfação ter o Pará como o primeiro estado da Amazônia a sediar a 4ª Edição do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. Estamos ansiosos para trocar ideias que possam ser transformadas em ações concretas, garantindo que a comunicação pública continue sendo um instrumento de transparência e engajamento social”, disse a anfitriã do evento.

As atividades iniciam no dia 18 com a prestação de contas do Conselho, apresentada pelo presidente André Curvello. Em seguida, Sidney Hori Hawthone, CEO e cofundador da Aeonix Technopreneurs, startup norte-americana voltada para GenAI, faz a apresentação “A inteligência Artificial na prestação dos serviços públicos”.

Programação - Nos dois dias de evento, os participantes vão conhecer cases das secretarias de estados como Rio de Janeiro, Acre, São Paulo e Rio Grande do Sul. A programação inclui ainda um encontro com André Luiz Costa Dias, diretor de relações institucionais e projetos especiais na Rede Globo, no Palácio do Governo. As autoridades também serão recebidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pela vice-governadora, Hana Ghassan.   

Uma imersão ambiental e cultural na Ilha do Combu é um dos destaques do fórum. Na oportunidade, a vice-governadora Hana Ghassan, que é coordenadora do comitê estadual da COP 30, falará sobre oportunidades para o Brasil, como bioeconomia, turismo e crédito carbono.

A primeira edição do fórum ocorreu em Salvador, na Bahia, depois Rio de Janeiro, locais onde foram discutidas as formas de combater a desinformação e as fake news. A terceira edição aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde abordaram temas como a regulamentação do investimento em blogs, transparência e boas práticas na publicidade digital e a relação dos governos com o jornalismo multiplataformas.