Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Segup promove evento em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans no Brasil

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor do Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTQIA+fobia

Por Governo do Pará (SECOM)
12/04/2024 21h19

Em alusão do Dia da Visibilidade Trans no Brasil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), realizou o evento “Ação de Celebração dos 20 anos de Viabilidade Trans no Brasil” nesta sexta-feira (12), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A programação foi organizada pelo Comitê Gestor do Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTQIA+fobia, integrado pela Segup como membro e coordenação geral. Evento “Ação de Celebração dos 20 anos de Viabilidade Trans no Brasil” foi realizado no auditório da Sespa

Lançado em 2022, o Plano Estadual foi desenvolvido pelo Comitê e representantes da sociedade civil, como ferramenta para promover respeito e garantir os direitos da população LGBTQIA+ no Pará.

O tenente-coronel Marcus Castro Alves, diretor da DPS, explicou que o próprio evento foi uma solicitação de participantes da sociedade que integram o Comitê. “Nós, do Comitê, trabalhamos o Plano Estadual que foi construído em conjunto entre Estado e a sociedade. Nós trabalhamos as ações do Plano e estamos conseguindo muitos avanços. Claro que ainda temos problemas, mas seguimos avançando, e esse próprio evento é um exemplo disso. Juntos, estamos procurando corrigir alguns problemas e dar encaminhamento às demandas que surgem da sociedade civil a nós”, informou.

O diretor da DPS participou da abertura da programação junto com Bárbara Carolinne, representante da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh); Bethânia Corrêa, representando o Ministério Público do Estado (MPE); Felícia Fiúza, representante da Defensoria Pública do Estado (DPE); Lana Larrá, representando o segmento de travestis do Comitê; Rai Carlos Durans, representando o segmento de homens trans do Comitê; Sadi Machado; do Ministério Público Federal (MPF), e Kelly Silveira, da Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Inclusão - O Comitê realiza reuniões ordinárias mensais para discutir assuntos relacionados ao enfrentamento à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ nos âmbitos municipal e estadual, e estabelece ações prioritárias ao planejamento do plano anual de trabalho.

Integram o Comitê Gestor a Segup, Seirdh, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sespa, Defensoria Pública do Estado, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sieds), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), Ordem dos Advogados (OAB-PA) e sociedade civil.

No evento também foram homenageadas personalidades da comunidade que têm papel relevante na defesa de pessoas trans e travestis no Pará, e se destacam no ativismo contra a LGBTQIA+fobia e na luta histórica por garantia de direitos civis.

Lana Larrá, uma das homenageadas, durante a entrega do certificado ressaltou que esses eventos são importantes para a construção de políticas de inclusão e reconhecimento, e na vida de pessoas que são essenciais para a causa. “Todas as pessoas que estão sendo homenageadas ajudam, diariamente, a construir um país muito melhor. Quando aconteceu as indicações, cada uma foi pensada com muito carinho, com muito amor. Tenho muito orgulho de não só fazer parte desse Comitê, mas também tenho orgulho das minas que vieram da noite, das novas gerações, e que continuam resistindo, que continuam construindo. Queremos uma política de fato, que vai fazer a diferença, que vai construir esse país para muito além. Não queremos falar só sobre dores. Não somos só dores: somos vivência, vida história. Somos felicidade", frisou Lana.

Texto: Esther Pinheiro - Ascom/Segup