Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'OLHARES SOBRE A REGIÃO'

Estado começa a definir participação no Fórum Varanda da Amazônia 2024

Gestores da Semas e a cantora Fafá de Belém se reuniram para tratar sobre o espaço de debates a respeito de sustentabilidade, preservação e desenvolvimento para a região

Por Igor Nascimento (SEMAS)
12/04/2024 19h43

A participação do Governo do Pará no Fórum "Varanda da Amazônia", no período do Círio de Nazaré, em outubro, começou a ser discutida nesta sexta-feira (12), na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém. O fórum, realizado pela primeira vez no ano passado, reúne autoridades, personalidades e especialistas para discutir a biodiversidade amazônica em profundidade. O encontro contou com gestores da Semas e a cantora paraense Fafá de Belém, que também tratou sobre a participação do governo na "Varanda de Nazaré em 2024". 

Este ano, o "Varanda da Amazônia" será realizada em um dia e meio, com maior variedade de temas e participantes, ampliando o espaço de debates sobre sustentabilidade, preservação e desenvolvimento para a região.Reunião na Semas sobre o Fórum "Varanda da Amazônia"

“O 'Varanda' nasce para que as pessoas que só trabalhavam no Círio tenham um giro durante o ano, a partir da visibilidade que o período proporciona. Este ano, no Fórum, queremos destacar mais a diversidade de olhares sobre o Estado do Pará e sobre a nossa região, garantindo uma maior diversidade de participantes, para que cada vez mais possamos cruzar esses olhares, colocando debatedores que se confrontem em ideias e percepções”, disse a cantora.

Sustentabilidade - Raul Protázio Romão, secretário adjunto da Semas, destacou a relevância das discussões sobre a Amazônia. “O nosso objetivo é difundir a identidade amazônica no país, por isso, na Semas, nós temos buscado elevar o nível de discussão sobre a Amazônia porque entendemos que, para avançar, é importante termos uma diversidade de olhares sobre as nossas questões, assim como também é importante que tenhamos espaço para os nossos produtores comercializarem seus produtos, e que nós também tenhamos espaço para falar sobre o que o Estado vem fazendo para se desenvolver com sustentabilidade”, ressaltou.

Na Semana do Clima, em Nova York, Fafá de Belém deverá ter espaço no Pacto Global das Nações Unidas, evento que em 2023 lançou um movimento para a preservação da Amazônia. “Precisamos, cada vez mais, reforçar a nossa identidade e a nossa cultura, levando os nossos desafios e as nossas perspectivas para esses espaços”, destacou o secretário adjunto da Semas.