Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur realiza Workshop do Cadastur e visitas técnicas em Ananindeua 

Foram visitados 30 empreendimentos para um trabalho de sensibilização sobre a importância e participação no cadastro nacional

Por Sâmia Maffra (SETUR)
12/04/2024 17h23

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou um Workshop do Cadastur 3.0 nesta sexta-feira (12), na Associação Empresarial de Ananindeua (Acia), reunindo empreendedores e prestadores de serviços turísticos do município. Durante a semana, uma equipe técnica da Secretaria visitou 30 empreendimentos para um trabalho de sensibilização sobre a importância e participação no cadastro nacional, que é executado pelo Ministério do Turismo.

“Ananindeua vem trabalhando políticas públicas nos últimos anos para organizar o trade turístico, incentivando a regularização e a inserção dos prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo, além da qualificação profissional, para inserir os prestadores na participação de eventos e nas rotas turísticas do município”, afirmou Margarete Carvalho, gerente do Cadastur e gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur.

Os empreendedores que participaram do evento são da área urbana e da Região Insular de Ananindeua, nos segmentos de agências de viagens (Sumaiatur), transporte turístico, alimentação (restaurantes Chefe dos Mares, Point do Camarão, Restô Sal da Terra, Canto do Maguari), café (Tiramisu), Doceria (Mimimos Doceria), meios de hospedagem (Hostel for Life), feiras (Rei da Farinha) e guias de Turismo. 

Além da palestra sobre o Cadastur, o Workshop contou com palestras dos representantes do Banpará, gerentes Letícia Lobo e Marco Aurélio, apresentando o Fungentur (Fundo Geral do Turismo), Credturismo, critérios e as documentações necessárias para usufruir das linhas de crédito.

“Também realizamos atendimento aos prestadores do cadastros, esclarecemos dúvidas, realizamos inscrições. Todo esse trabalho é fundamental para transformar Ananindeua em um destino turístico competitivo, com foco nas oportunidades da COP 30”, sinalizou Albert Pantoja, técnico da Gerência de Qualificação dos Serviços Turístico, da Setur.

Para o secretário adjunto, Lucas Vieira, o Cadastur é fundamental para os empreendedores do turismo. “É de ampla importância para o prestador de serviço dessas atividades da área de turismo, como guias, hotéis, agências de viagens e outras atividades afins. Especialmente na Amazônia, tanto os prestadores de serviço quanto o turista, podem fornecer e acessar informações com agilidade e transparência”, afirma. “Também não existe nenhum aumento de tributo ou custos por aderir ao Cadastur", complementa. 

Cadastur- A plataforma garante segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas. O Cadastur 3.0 oferece mais agilidade e menos burocracia aos prestadores de serviço turístico que desejam se cadastrar, além de ser um agente facilitador no controle e fiscalização da atividade em todos os seus segmentos.

O Cadastur é obrigatório, em conformidade com as Leis nº 11.771/08 e nº 8.623/93, para agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Cadastur.