Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Internas do UCRF Ananindeua iniciam curso de design de sobrancelhas 

O curso além de capacitar as internas gera oportunidades de empreendedorismo social

Por Caroline Rocha (SEAP)
12/04/2024 16h26

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a Igreja Universal, através da Universal nos Presídios (UNP), realizam o curso de design sobrancelha e aplicação de henna para as internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua.  As aulas iniciaram no último dia 03 de abril e seguem até o dia 24. Nesta turma, 16 mulheres privadas de liberdade estão aptas para participar do curso.

Além de proporcionar uma visão de empreendedorismo e conhecimento, o curso traz a valorização da mulher, o seu valor, a sua importância diante a sociedade em questão estética e moral. De acordo com Dorothea Soares Lima, Diretora do UCRF, e muito importante que na unidade ocorram diariamente várias atividades de reinserção ao mesmo tempo.

“São muitas atividades acontecendo ao mesmo tempo. Temos as salas de aula, a produção do corte e costura com a Coostafe e agora o curso que está sendo muito bem aceito pelas internas. A gente percebe a vontade delas de fazer acontecer a reinserção social. Além disso, através dos cursos oferecidos elas entendem que não são pessoas esquecidas, e percebem a valorização da pessoa privada de liberdade em mais uma oportunidade de profissionalização”, diz Dorothea.

Para Luciene Almeida, Missionária da Igreja Universal, a oferta de cursos como esse tem o objetivo de fazer a interna entender que ela é capaz. “Quando ela (interna) aprende algo que vai profissionalizá-la, ela sai da unidade entendendo que pode ter um dinheiro honesto. Então essa parceria da Seap junto a Igreja Universal tem se fortalecido muito em prol da ressocialização tanto no presídio feminino como também no masculino, através de cursos profissionalizantes,” relatou.

Oportunidades – O curso de design começa pela teoria que foi ensinado durante a primeira aula, a partir da segunda as internas já começam a prática para que possam aprender e se aperfeiçoar. Carla Falase é design de sobrancelhas, voluntária da UNP e professora do curso, segundo ela, o bom desempenho no trabalho é uma questão de prática. “Eu espero que elas consigam o domínio da prática, porque é a prática que leva a perfeição, vou mostrar as possibilidades que elas têm, e quando saírem daqui vão poder de trabalhar honestamente,” contou Carla.

Durante a aula, as internas receberam um kit com material descartável que é utilizado durante um atendimento, além disso, também houve o treino da aplicação de hena realizado no balão com tinta guache. Também foram ensinadas as técnicas de design de sobrancelhas na linha e com cera quente.

“A importância desse curso para mim é mais que essencial, porque aqui dentro nós esperamos uma oportunidade de abrir outros horizontes. Com esse curso de hoje, pretendo montar minha casa de estética assim que sair e colocar em prática tudo que aprendi com esse curso de design,” relata Francilene de Araújo Paula, interna.

Além do curso de design de sobrancelhas e aplicação de henna, a Seap está investindo em diversos cursos profissionalizantes para os internos como panificação, automaquiagem, barbeiro, hortaliças orgânicas, gestão de recepção de hotelaria entre outros.

Texto: Ingrid Bandeira com supervisão de Yasmin Cavalcante – NCS/SEAP Pará.