Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup capacita agentes no atendimento a grupos vulneráveis nos municipios de Altamira e Tucuruí

Por Walena Lopes (SEGUP)
12/04/2024 16h19

Agentes do Sistema de Segurança Pública (Sieds) participaram de uma capacitação com o tema “Rede de proteção no atendimento a grupos vulneráveis a vítimas de violência”. No total, 118 profissionais participaram da ação que ocorreu nos municípios de Altamira e Tucuruí.

“Estamos percorrendo vários municípios do Estado com o objetivo de capacitar os profissionais de segurança para o atendimento especializado aos grupos vulneráveis.  Essa atualização, na forma e linguagem para esse tipo de ocorrência, é necessária para o acompanhamento e acolhimento das vítimas que precisam ser tratadas de forma especializada e direcionada, visando o melhor direcionamento e escuta para esse tipo de população” destacou o diretor de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup, coronel, Castro Alves. 

Iniciado na segunda-feira (8), no município de Altamira, a capacitação contou com 57 participantes que atuam nas áreas das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretarias de Assistência Social e de Saúde da região do Vale do Xingu. Ao todo, a ação durou dois dias e teve como foco a ampliação do conhecimento dos agentes e rede de apoio, em temáticas sobre direitos humanos, conceitos casuais, tipos e legislação, além das Leis Maria da Penha e conhecimentos quanto à tipologia do crime de feminicídio. 

Segundo Ivete Pedral, conselheira tutelar de Altamira, é de suma importância esse tipo de capacitação voltada aos agentes de segurança. “É cada vez mais imprescindível a soma de conhecimentos em coletivo com as outras forças, com a ajuda de profissionais qualificados para podermos fortalecer e aprimorar sempre os agentes do Sieds no seu dia a dia em seus respectivos segmentos e área de atuação”, disse.

A atividade se estendeu também na última quinta-feira (11) e, nesta sexta-feira (12), com a capacitação de mais de 61 profissionais da região à margem do rio Tocantins. O treinamento visa ampliar e melhorar o atendimento a todas as pessoas inseridas em grupos vulneráveis de violência, além de unir cada vez mais as forças a frente dessa iniciativa como pontua Tatiana Galvão, coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, “todo o conteúdo foi de grande valia para podermos discutir e debater juntos, nos conhecendo cada vez mais e assim aprimorando nosso atendimento a vítimas de violência, seja ela mulher, criança ou idoso, pertencente a comunidade LGBTQIA+, com o intuito de acolher, da melhor forma possível essa população”, comentou.

Amparo e eficiência - Para Eliana Mendes, assistente social e coordenadora da Casa de apoio de Tucuruí, é fundamental a qualificação dos profissionais de segurança e rede de apoio, visando a carência dos habitantes da cidade na região amazônica, ampliando e melhorando a assistência a toda população, proporcionando melhores condições de amparo a esses grupos vulneráveis. “Eu acredito que essa capacitação nos fortalece mais ainda com nossas demandas com a população carente nas cidades que precisam do nosso trabalho” completou.

A atividade contou com a presença de profissionais dos órgãos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Científica, Guarda Municipal, Guarda Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde (CAPS), Secretaria de Assistência, órgãos municipais, Conselho Tutelar , Secretaria de Saúde, Parapaz e Conselho da Mulher.

Texto: Rubens Alves , com supervisão de Walena Lopes .