Secom inicia curso para assessores de comunicação das prefeituras
Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA) vai possibilitar a atualização e aperfeiçoamento de profissionais que atuam como assessores de comunicação em vários municípios. O Curso de Assessoria de Comunicação – que tem carga prevista de 100 horas e será ofertado na modalidade EAD (ensino a distância) por um período de seis meses - foi criado dentro do processo de aproximação da Secom com as prefeituras municipais em aprimoramento à comunicação pública no estado. A primeira turma, com 200 inscritos, começa a ser ambientada para uso da plataforma escolhida com essa finalidade a partir do próximo dia 22.
As aulas serão ministradas através da plataforma moodle, um sistema de gerenciamento para criação de cursos on-line. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Learning Management System (LMS). A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância, mas, também, como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo e treinamento de professores.
A capacitação é dividida em quatro módulos, cada um com cinco temáticas: Noções Básicas de Assessoria de Imprensa, Gestão de Crises, Mídia Training e Gestão de Redes Sociais. Segundo a coordenadora do curso, a jornalista e Mestre em Comunicação, Karlla Katete, a atividade oferece uma reflexão sobre a prática do profissional das assessorias de comunicação trazendo informações novas para aqueles que não tem graduação e reforçando a práxis dos que são graduados na área.
“O maior mérito é proporcionar um intercâmbio entre profissionais de diversos municípios e regiões do estado, que vão poder compartilhar sua prática, reforçando a comunicação pública no Pará”, explica a jornalista.
Para o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, o principal compromisso é levar informação de qualidade e com credibilidade ao cidadão. “O compromisso que nos levou a criar esse projeto é o de oferecer um curso que tem como objetivo a qualificação e a troca de experiência entre os profissionais que fazem a comunicação pública no estado, de maneira a elevar a qualidade da informação que chega até o cidadão, fundamental para o exercício da democracia”, defende.
A Escola de Governança Pública do Estado do Pará é um espaço de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos da administração pública, tendo por atribuição básica promover a qualificação e a valorização do servidor, entendendo-as como um elo essencial na relação entre o Estado e seus cidadãos. É um ambiente para a convergência das discussões sobre práticas de governo, com foco no processo contínuo de dinamização e melhoramento dos serviços prestados à população.
O diretor da EGPA, Ruy Martini, comenta que foi convidado por Daniel Nardin a compor a parceria e optou por usar a plataforma a distância. “Através dela, em 2017, já atingimos 137 municípios do Estado com nossos cursos a distância, e agora a nossa expectativa é levar aos assessores de comunicação de todo o Pará esse espaço de informação”, destacou.
O coordenador de comunicação da Prefeitura de Medicilândia, no sudoeste paraense, Joel Laércio, 31 anos, acumula cursos na área de Marketing Digital e de Conteúdo e é um dos inscritos no Curso de Assessoria de Comunicação. Ele atua em rádio desde 2003, mas somente há três anos passou a trabalhar com assessoria. Ele afirma que esta é uma excelente oportunidade de obter conhecimento. “Fiz questão de agradecer pessoalmente ao secretário Daniel Nardin, em uma publicação na minha rede social, pela oportunidade ímpar que a Secom e a EGPA estão oferecendo a tantos profissionais que, como eu, anseiam por obter mais conhecimento numa área onde a cada dia surgem novos horizontes”, comentou.
Serviço: Curso de Assessoria de Comunicação. Duração de 100 horas. Início: 15 de fevereiro Emissão de certificados ao final. Realização:Secom e EGPA. Mais informações pelo link http://ead.egpa.pa.gov.br/.