Workshop em Abaetetuba discute Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável
Evento em parceria com Sebrae reúne até esta quinta-feira (11) agentes de viagens, operadores, hoteleiros, e prestadores de serviços turísticos, em geral
Técnicos e turismólogos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) encerram, nesta quinta-feira (11), a programação do workshop “Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável” no município de Abaetetuba, em parceria com o Sebrae. O evento, que teve início no dia 9 de abril, reúne agentes de viagens, operadores, hoteleiros, prestadores de serviços turísticos, comunidades em geral, gestores e Conselho Municipal de Turismo.
O turismo responsável, explica a Setur, é uma abordagem que visa respeitar o meio ambiente, a sociedade e a economia local dos destinos visitados. Os turistas responsáveis buscam respeitar a cultura, o meio ambiente e as pessoas locais, garantindo que suas viagens não comprometam os recursos para as gerações futuras.
Durante o workshop, realizado no auditório do Sebrae, foram discutidos temas como a importância da sustentabilidade no turismo, a integração da produção local à cadeia produtiva do setor e o desenvolvimento do Turismo de Base Local. Além disso, foram realizadas visitas técnicas a empreendimentos turísticos locais, como o Sítio Paramajó, onde é realizada a Trilha das Gigantes.
O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, destacou a importância da Setur em estimular práticas sustentáveis no setor turístico. "Queremos promover a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo e o desenvolvimento do Turismo de Base Local, garantindo o acesso democrático de públicos prioritários à atividade turística e intensificando o combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes no turismo", afirmou Costa.
O Ministério do Turismo também busca orientar destinos turísticos sobre ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária por gestores públicos e privados, comunidade local e turistas.
“O conceito de turismo responsável existe para criar lugares melhores para as pessoas morarem e lugares melhores para as pessoas visitarem. E para que ele exista é preciso que hoteleiros, governantes, comunidades locais e turistas assumam responsabilidades e tomem medidas para tornar o turismo mais sustentável", concluiu Lucas Vieira.