Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc promove curso de Libras e qualifica servidores para atendimento escolar

Coordenadoria de Educação Especial, da Seduc, disponibiliza a Língua Brasileira de Sinais e fortalece a inclusão dentro da comunidade educacional

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
11/04/2024 09h10

Para qualificar os servidores que trabalham com atendimento ao público e à comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Especial, iniciou um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) com o intuito de fortalecer a inclusão dentro da secretaria.

Dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado, o curso de Libras voltado para os servidores ocorre às segundas e quartas-feiras na sede da Seduc. De acordo com a Coordenadoria de Educação Especial, cada nível acontecerá no decorrer de um semestre. As aulas são ministradas pelo professor surdo, Tiago Costa.

A coordenadora da Educação Especial, Denise Costa, destacou a importância da formação para os servidores. “É de fundamental importância esta formação hoje. Uma formação em serviço aos profissionais, aos técnicos, aos profissionais que trabalham aqui na Secretaria de Educação, para que atendam melhor a nossa comunidade escolar. Então, quando se tem a base da educação bilíngue, o uso da fala de sinais, isso só favorece toda uma sociedade mais inclusiva”, disse.

Para a intérprete de Libras, Fernanda Alves, o momento foi de muito aprendizado e troca. “Hoje é a primeira aula do curso de libras ofertado aos servidores. Para a gente é um momento muito importante e feliz por fazer esse acolhimento, essa sensibilização e para eles entenderem também como funciona o curso e a importância que vai ter pra eles e também para a gente, para alcançar cada vez mais a comunidade surda do nosso estado”, explicou.

Já para a coordenadora do Coordenação de Valorização e Assistência ao Servidor (CVAS), Márcia Maneschy, é essencial que haja uma comunicação entre a Secretaria, comunidade escolar e estudantes que necessitam de uma atenção especializada.

“A CVAS, que fala sobre a valorização e assistência ao servidor, proporciona e quer proporcionar pra todos os servidores um melhor atendimento e também para o público que vem até nós com uma necessidade específica. A gente quer dar esse atendimento, a gente quer essa inclusão e fazer com que o nosso servidor seja capacitado para isso, para esse acolhimento da pessoa com deficiência“, disse a coordenadora Márcia Maneschy.

Curso de Libras para a rede - A Seduc proporciona, por meio do Centro de Capacitação e Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas Surdas (CAS), o curso de Libras para professores e técnicos especialistas em educação. Além disso, o CAS atua na formação e acompanhamento de familiares de estudantes surdos da rede estadual e comunidade na utilização da Libras para a comunicação diária.

"A gente pretende sempre multiplicar esse conhecimento da Libras, da Língua Brasileira de Sinais. É Algo que já é realizado e queremos continuar", frisou a coordenadora da Educação Especial.

Texto de Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc