Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMINÁRIO

Fapespa e IBGE divulgarão, na próxima quinta, dados sobre Indústria, Construção, Comércio e Serviços

Por Manuela Oliveira (FCP)
10/04/2024 14h02

Serão lançados nesta quinta-feira, 11, os dados mais recentes sobre Indústria, Construção, Comércio e Serviços, durante o 1º Seminário Estadual das Pesquisas por Empresas, que traz o tema "Foco na Indústria, Construção, Comércio e Serviços", em níveis nacional e regional. O evento é fruto da parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA). 

O evento tem o objetivo de destacar a relevância das pesquisas estruturais desenvolvidas por empresas para retratar cada um desses setores, apontando suas transformações ao longo do tempo. Serão divulgados resultados das seguintes pesquisas: 

PAS – A Pesquisa Anual de Serviços estima valor adicionado, pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas e gera indicadores sobre faturamento médio, salário médio etc. 

PAC – A Pesquisa Anual de Comércio estima a receita operacional líquida, margem de comercialização, salários, quantidade de pessoal ocupado e empresas no setor e gera indicadores como receita média, taxa de margem de comercialização, produtividade etc.

PAIC – A Pesquisa Anual da Indústria da Construção traça o perfil do emprego na indústria da construção. Seus resultados são referência para a análise desse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais (SCN).

PIA – A Pesquisa Industrial Anual se divide em PIA Empresa e PIA Produto. A primeira feita a partir de amostra de empresas industriais. Já a PIA Produto gera estatísticas sobre produção de bens e serviços industriais como quantidade e valor, produtos etc.

Municípios - Na ocasião, a Fapespa vai lançar a publicação "Estatísticas Municipais Paraenses", que apresenta informações estatísticas sobre os 144 municípios do Pará, constituindo um conjunto de dados capazes de configurar um perfil sobre os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais de cada um, além de instrumentalizar a construção de indicadores macroeconômicos. 

A Estatística Municipal é uma publicação anual elaborada pela equipe técnica da Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação – CEDI/DETGI. "A publicação abrange um amplo estudo sobre a realidade dos municípios paraenses. Ela combina dados estatísticos com uma coletânea de especificidades, revelando aspectos culturais, históricos, físicos e turísticos. A obra representa um registro socioeconômico da realidade municipal e contribui para o planejamento local e a gestão estadual", explica Atyliana do Socorro Leão, diretora de Estatística, de Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa. 

Estudo - É um levantamento de dados referentes aos 144 municípios do Estado, estruturado em 18 temáticas: Demografia; Habitação; Saúde; Educação; Mercado de Trabalho; Índice de Desenvolvimento Humano; Segurança Pública; Político Eleitoral; Energia Elétrica; Abastecimento de Água; Transporte; Produto Interno Bruto Municipal; Agricultura; Pecuária; Produtos de Origem Animal; Extrativismo Vegetal; Finanças Públicas; e Meio Ambiente, além de apresentar alguns aspectos em relação à criação do município e aspectos físico-territoriais.

A Fapespa entende que ao se organizarem, interpretarem e disponibilizarem dados, informações e diagnósticos necessários a esse processo, aumenta-se a possibilidade de acertos na tomada de decisões rumo às metas estabelecidas na gestão administrativa em qualquer esfera de governo. Dessa forma, disponibilizar informações municipalizadas permite aos governos disporem de instrumentos adequados para uma gestão descentralizada.

Programação:

8h30 – Abertura

9h00 – A importância das pesquisas econômicas na elaboração dos PIBs Estadual e Municipal (Marcel Botelho – Fapespa).

9h45 – Resultados das Pesquisas por Empresas: Comércio e Serviços (Luiz Martins – IBGE/PA)

10h30 – Coffee-break

10h45 – Panorama das pesquisas econômicas estruturais do IBGE (Alessandro Pinheiro – IBGE/RJ).

11h30 – Debate

12h30 – Encerramento